Como a TIR Taxa Interna de Retorno pode ser utilizada no processo de decisão de investimento?

Índice

Como a TIR Taxa Interna de Retorno pode ser utilizada no processo de decisão de investimento?

Como a TIR Taxa Interna de Retorno pode ser utilizada no processo de decisão de investimento?

Do inglês Internal Rate of Return, a Taxa Interna de Retorno (TIR) é um método muito utilizado para análise da viabilidade de projetos de investimento e no campo da engenharia econômica. A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero.

Como interpretar o resultado da TIR?

Interpretação da TIR Se a TIR for maior do que a TMA quer dizer que o investimento é atrativo economicamente. Se a Taxa Interna de Retorno apresentar um resultado igual à TMA significa que, em termos financeiros, o investimento é indiferente.

O que acontece com a TIR de um projeto quando a taxa mínima de atratividade é reduzida?

Primeiramente, para compreender o resultado da TIR, o investidor precisa comparar taxa interna de retorno e taxa mínima de atratividade. ... Por fim, se a TIR for menor do que a TMA, o investimento não seria atrativo, pois sua rentabilidade é superada por um investimento com o mínimo de retorno já definido.

Qual a diferença entre a taxa de atratividade e a Taxa Interna de Retorno na análise de investimentos?

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) retrata a rentabilidade que se pode conseguir no mercado de maneira mais fácil e que não tenha tanto risco. Para poder analisar o resultado da TIR o investidor precisa conhecer a TMA para fazer o comparativo. ... Quando a TIR for maior que a TMA, o investimento é viável.

Como interpretar VPL e TIR?

O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.

Quanto maior o TIR melhor?

Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. ... Desta forma, a TIR é a taxa de desconto que faz com que o valor presente líquido (VPL) do projeto seja zero. Um projeto é atrativo quando sua TIR for maior do que o custo de capital do projeto.

Por que a TIR é usada para calcular o retorno de um investimento x?

Por exemplo, um investimento X será escolhido se sua Taxa Interna de Retorno for maior que aquela de um investimento Y (considerando o mesmo risco para ambas as opções, claro). A TIR pode também ser usada para calcular o tempo em que o dinheiro desvalorizará. Supondo que você pense em uma TMA de 9%, onde você investiria?

Qual a vantagem do método TIR?

Mas talvez a principal vantagem do método TIR seja sua facilidade de interpretação, pois o cálculo apresenta uma taxa para cada projeto. Neste caso, se você precisa decidir entre dois projetos ou investimentos, aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno será sua melhor opção.

Como interpretar os resultados do cálculo da TIR?

É importante saber também interpretar os resultados obtidos a partir do cálculo da TIR, para não cair nas possíveis armadilhas que uma análise superficial pode gerar. Um bom investidor nunca usará apenas um indicador financeiro em suas análises, mas sim um conjunto deles, como VPL e Payback, por exemplo.

Qual o problema com a TIR?

Por outro lado, um projeto mais longo pode ter uma TIR baixa, ganhando retornos de forma lenta e constante, mas como já foi ddito, pode adicionar uma grande quantia de valor à empresa ao longo do tempo. Outro problema com a TIR não é estritamente inerente à própria métrica, mas sim a um uso incorreto comum da TIR.

Postagens relacionadas: