Quando falta meio período desconta o dia todo?

Índice

Quando falta meio período desconta o dia todo?

Quando falta meio período desconta o dia todo?

Desconto do DSR só cabe quando o empregado falta o dia todo. O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana.

O que fazer quando o funcionário falta no trabalho?

O que fazer quando o funcionário falta no trabalho? Além do desconto de horas negativas na folha de pagamento, a falta no trabalho também pode resultar em punição para o funcionário. A legislação prevê que aconteçam desde advertências e suspensões até a demissão por justa causa, a depender da reincidência ou gravidade da situação.

Por que a falta no trabalho pode gerar descontos?

Neste post, você viu que a falta no trabalho pode, sim, gerar descontos na folha de pagamento e punições como advertências e demissões por justa causa. Em relação à remuneração, funcionários que faltam podem sofrer desconto não apenas do dia não trabalhado, mas também em seu descanso remunerado.

Como justificar os descontos no salário?

Se você andou faltando sem um atestado, fique sabendo já se existem outras formas de justificar e como funcionam os descontos quando a ausência acontece no fim de semana. Vários trabalhadores têm expediente no final de semana e, caso eles faltem injustificadamente, é muito provável que o empregador faça o desconto no salário.

Como justificar a ausência do funcionário?

Diferente do atestado médico, essa declaração justifica somente algumas horas de ausência do funcionário. Um exemplo disso é quando o funcionário precisa sair para ir a alguma consulta médica durante a sua jornada de trabalho. Entretanto, para comparecer a essa consulta, ele não precisa se ausentar o dia todo.

Postagens relacionadas: