Qual o exame para detectar HPV?

Índice

Qual o exame para detectar HPV?

Qual o exame para detectar HPV?

O diagnóstico do condiloma acuminado é clínico e pode ser confirmado por biópsia. Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).

Quanto custa sorologia para HPV?

Na saúde privada, o teste de HPV ainda custa bem mais caro do que o Papanicolau. Enquanto este último custa por volta de R$ 80 em um laboratório particular, o teste de HPV chega a R$ 230.

Como saber se eliminei o HPV?

O primeiro ponto a ser destacado em relação aos sintomas de HPV é que, na maioria dos casos, o vírus não causa sintomas e é eliminado espontaneamente pelo corpo. Isso significa que a pessoa pode se infectar e depois eliminar o vírus sem nem saber de nada.

Como é feito o teste do HPV?

Ao encontrar algum sinal que levante suspeita de infecção por HPV, é feita uma raspagem no local. Em seguida, o material é enviado para análise laboratorial. Nas mulheres, o exame mais difundido é o papanicolau. Assim como na peniscopia, no exame de Papanicolau é feita uma raspagem no colo do útero.

O que pode dar alteração no Papanicolau?

Algumas lesões e resultados do papanicolau podem ser sugestivas da presença do vírus HPV. Se a paciente apresentar um resultado sugestivo de infecção pelo HPV, o médico especialista poderá solicitar novos exames para investigar melhor essa alteração e iniciar o tratamento.

Como pode ser feito o diagnóstico de HPV?

O diagnóstico de HPV pode ser feito através de exames laboratoriais como citopatológico, histopatológico e de biologia molecular. As lesões subclínicas podem ser diagnosticadas por meio do uso de instrumentos com lentes de aumento, após a aplicação de reagentes químicos para contraste (colposcopia, peniscopia, anuscopia).

Quando o resultado do exame para HPV é positivo?

Quando o resultado do exame para detecção do vírus HPV é positivo, significa que a pessoa possui o vírus, mas não necessariamente apresenta sintomas ou risco aumentado de câncer, podendo não ser necessária a realização de tratamento. Quando o exame para HPV é negativo, significa que a pessoa não está infectada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

Como detectar o vírus HPV no colo do útero?

Transmitido por via sexual, ele é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero. O teste é usado para detectar o vírus HPV, auxiliar as decisões de tratamento e de prognóstico de pacientes infectadas e para o acompanhamento de infecções persistentes causadas por este vírus.

Qual a confirmação da infecção pelo HPV?

A confirmação da infecção pelo HPV pode ser feita por exames laboratoriais de diagnóstico molecular como os testes de captura híbrida e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). A doença é descoberta, na maioria das mulheres, através de um resultado anormal no exame de Papanicolau com esfregaço cervical ou anal.

Postagens relacionadas: