Como surge o supervisor educacional no Brasil?

Índice

Como surge o supervisor educacional no Brasil?

Como surge o supervisor educacional no Brasil?

Data de 1931 o primeiro registro legal sobre a atuação do Supervisor Escolar no Brasil. Neste período estes profissionais executavam as normas 'prescritas' pelos órgãos superiores, e eram chamados de 'orientadores pedagógicos' ou 'orientadores de escola', tendo como função básica à inspeção (ANJOS, 1988).

Qual é o papel do supervisor escolar frente a Ldben 9394 96?

A LDB9394/96, reconhece o supervisor como profissional docente extraclasse, com formação de curso de Graduação em Pedagogia, assim como legitima também a orientação, administração, planejamento e inspeção. Precisamente no art. 64 a Lei estabelece a formação de profissionais de educação para atividades extraclasse.

Como foi a relação da supervisão escolar no contexto brasileiro?

Oficializada através da primeira Lei de Diretrizes e Bases (1971), a ideia de Supervisão Educacional teve origem no Período Colonial, época dos Jesuítas, nossos primeiros educadores, quando foi organizado o primeiro sistema educacional brasileiro.

Qual é a função do supervisor escolar?

O supervisor escolar é aquele que zela pelo bem-estar da sua escola: alunos, pais, professores, comunidade escolar. É ele quem toma iniciativas sobre as mudanças que devem ocorrer na escola, buscando melhorar o desempenho educacional dela.

Qual a origem da supervisão?

A palavra supervisão é etimologicamente explicada da seguinte maneira: super (sobre) + visão (ação de ver), ou seja, ação de ver sobre, visão sobre, visão abrangente. A supervisão está relacionada à visão panorâmica de alguma coisa que, no nosso caso, são as ações promovidas no contexto educacional.

Qual era a função do supervisor no início dos anos 60?

Nas décadas de 60 e 70, o supervisor assume um papel gerencial, devido ao fato de que a aplicação de testes e provas passa a ser prioridade nas escolas americanas, pois averiguar as aprendizagens adquiridas pelos estudantes se torna necessário.

Quais são as atribuições do supervisor educacional?

São atribuições do supervisor escolar, dentre outras:

  • O planejamento escolar. ...
  • O currículo. ...
  • O acompanhamento da evolução dos alunos. ...
  • O treinamento do corpo docente. ...
  • O quadro de horário escolar. ...
  • O contato com os pais e/ou responsáveis.

Qual a função de probabilidade de uma variável discreta?

Variáveis aleatórias discretas   A função que atribui a probabilidade a cada valor possível de uma variável aleatória discreta é denominada função de probabilidade f(x) = P(X = x)   Exemplo   Dado honesto: f(x) = 1/6, para x=1, 2, 3, 4, 5 ou 6   Propriedades todos X f(x) ≥ 0f(x) 1 10

Qual a função de probabilidade?

Nesse post terminaremos de definir a trinca , construindo a função de probabilidade . Como vimos anteriormente, a probabilidade é uma medida: ela associa para cada evento de um experimento um número entre zero e um.

Qual a probabilidade de sair 1 em um dado?

Ex: chance de sair 1 no lançamento de um dado. Um evento certo é igual ao espaço amostral, por isso, a probabilidade de que um evento certo ocorra é de 100%. Ex: chance de sair um número natural no lançamento de um dado. Um evento impossível ocorre quando o conjunto é vazio, ou seja, não possui nenhum ponto amostral.

Qual a função de probabilidade de um evento?

O segundo axioma define que a probabilidade de um evento deve ser maior ou igual a zero. Esse axioma garante que a imagem da função de probabilidade seja um número maior ou igual a zero, enquanto o primeiro axioma garante que a probabilidade de um evento é menor ou igual a 1 (por quê?).

Postagens relacionadas: