Como deve ser feita a avaliação da EJA?
Índice
- Como deve ser feita a avaliação da EJA?
- Como o professor deve conduzir o processo avaliativo no EJA?
- Qual é o papel do professor da EJA e como deve ser a sua avaliação?
- Como deve ser o sujeito professor da EJA?
- Como o professor deve conduzir o processo avaliativo?
- Qual a contribuição da EJA no projeto de vida dos educandos?
- O que pensam os professores da EJA?
- Qual é a modalidade do EJA?
- Qual a concepção do currículo da EJA?
- Por que o estudante da EJA deve ser estigmatizado?
- Qual a trajetória do EJA no Brasil?
Como deve ser feita a avaliação da EJA?
Na EJA, a avaliação deve buscar a inclusão do educando, a valorização do Ser humano, dando ao processo de aprendizagem mais produtividade e tornando as aferições melhor aceitáveis do ponto de vista do alunado. Políticas voltadas para a EJA exigem projetos pedagógicos que realmente entendam a população em questão.
Como o professor deve conduzir o processo avaliativo no EJA?
A avaliação do EJA deve ser desenvolvida com o intuito de formar mentes sociais, não apenas com foco na aprovação, pois quanto melhor o ensino for equilibrado e estimulante para esses alunos, maior o aproveitamento no sistema de avaliação será desenvolvido.
Qual é o papel do professor da EJA e como deve ser a sua avaliação?
Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.
Como deve ser o sujeito professor da EJA?
Em síntese, dizemos que o professor deve ser um profissional do humano em sua forma integral que: ajuda o desenvolvimento pessoal/intersubjetivo do aluno; um facilitador do acesso do aluno ao conhecimento (informador informado); um ser de cultura que domina de forma profunda sua área de especialidade (científica e ...
Como o professor deve conduzir o processo avaliativo?
Em relação ao processo avaliativo, todos os professores pesquisados afirmam que é feito continuamente. ... Para tanto, o professor precisa refletir sobre a prática e transformar as dificuldades dos alunos em situações de aprendizagem. Segundo Souza (1994, p.
Qual a contribuição da EJA no projeto de vida dos educandos?
Nessa linha, a EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.
O que pensam os professores da EJA?
Os resultados mostram que os professores produzem uma representação social do aluno da EJA como um trabalhador que se esforça e tenta se superar para estudar. ... Além disso, percebem a diferença que estes alunos têm dos alunos do ensino regular e as dificuldades que enfrentam.
Qual é a modalidade do EJA?
Trata-se de uma modalidade voltada para um público já adulto, o qual procura pelo ensino escolar já carregando consigo uma grande bagagem de experiências de vida, o que torna o EJA um contexto educacional único na educação básica.
Qual a concepção do currículo da EJA?
O currículo da EJA traz uma concepção ampla que nos leva a diferentes formas de produzir novas dimensões de organização e gestão do tempo e espaço pedagógicos disponíveis.
Por que o estudante da EJA deve ser estigmatizado?
O estudante da EJA não deve ser estigmatizado como alguém que nada sabe e o educador não pode se comportar como o único portador do saber. Há, na verdade, pessoas que tiveram que abandonar as salas de aulas por algum motivo e que retornam com uma bagagem de experiências e conhecimentos adquiridos em outros espaços educadores.
Qual a trajetória do EJA no Brasil?
O presente artigo irá, portanto, discorrer sobre a trajetória do EJA no Brasil durante os últimos vinte anos, para então abordar a significância do processo avaliativo neste contexto.