Como avaliar o aluno em fase de alfabetização?
Como avaliar o aluno em fase de alfabetização?
Mas é importante acompanhar o desenvolvimento dos alunos e buscar formas de avaliar que façam sentido para esta fase. Em 1990, o MEC criou um sistema para medir a qualidade da alfabetização das crianças no Brasil....Dessa forma, avaliar é:
- Dialogar.
- Questionar.
- Ouvir.
- Refletir em conjunto.
- Compartilhar conhecimento.
O que funciona na alfabetização?
Soares (2003) considera que alfabetização é a aprendizagem da técnica, domínio da escrita, da leitura e da relação que existe entre grafemas e fonemas, assim como dos diferentes instrumentos de escrita. Ou seja, é um processo que vai muito além de decodificação de letras e sílabas.
Por que é importante avaliar a alfabetização?
Por que é importante avaliar a alfabetização? A avaliação de alfabetização é importante para acompanhar o aprendizado dos estudantes brasileiros nos anos iniciais da sua alfabetização, em especial os conhecimentos de leitura, escrita e matemática.
Como é analisada a alfabetização?
A alfabetização era analisada através da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Porém, o Governo do ex-presidente Michel Temer, em junho de 2018, anunciou a extinção da ANA e a incorporação dos testes à Saeb, que é realizado a cada dois anos.
Qual a concepção de alfabetização?
A partir dessas análises e dos pressupostos aqui retratados, trazemos nossa concepção de alfabetização, entendendo-a como a formação do cidadão, que, segundo Bozza (1999), é aquele que sabe apropriar-se do conhecimento tecnológico, científico e intelectivo para compreender e agir nas relações sociais.
Como se justifica o processo de alfabetização?
Alfabetização, avaliação e aprendizagem não se justificam por si sós, mas em função do conhecimento letrado do aluno. No processo de alfabetização deve-se usar a avaliação somativa, onde o docente precisa estar certo de como o processo da alfabetização está ocorrendo.