Qual o papel do professor no brincar livre?

Índice

Qual o papel do professor no brincar livre?

Qual o papel do professor no brincar livre?

Quando o professor passa a estruturar a brincadeira, organizando os espaços para o brincar e apresentando os materiais e brinquedos em que a criança é estimulada a usar está assumindo um papel-chave nesse processo ao estimular, desafiar e possibilitar às crianças o brincar de forma mais desenvolvida, ou seja, além de ...

Qual a importância de o professor introduzir brincadeiras em seu planejamento?

A brincadeira facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

O que é o brincar livre?

É chamado de brincar livre a brincadeira que inicia pela criança e que segue seu enredo. É um tipo de brincadeira onde a criança é quem comanda e dita as regras, o tempo, o ritmo. Há muito respeito envolvido e, por muitas vezes, o adulto é convidado a participar deste brincar.

O que o brincar revela?

“É brincando, jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e de entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos”. ... O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança.

Como deve ser feita a mediação nos jogos e brincadeiras?

Conforme Spodek e Saracho (1998) pode haver dois modos de mediação por parte do professor durante o jogo ou brincadeira: o participativo e o dirigido. Sendo que no modo participativo a mediação visa à aprendizagem incidental, ao encontrar um problema os alunos tentam, junto com o professor, encontrar a solução.

Por que os educadores estão preocupados com a brincadeira em sala de aula?

Muitos educadores estão preocupados em repassar os conteúdos programáticos em sala de aula e não permitem que as crianças brinquem de forma espontânea, pois acreditam que a brincadeira e aprendizagem não podem habitar o mesmo espaço.

Como o brincar é uma atividade de aprendizagem?

Nas brincadeiras, a mesma desenvolve algumas capacidades importantes, tais como atenção, a imitação, a memória, a imaginação, além da socialização e da capacidade de escolha, sendo um ser ativo de seu desenvolvimento. “O lúdico é um recurso de inestimável valor pedagógico. […] o brincar é uma atividade de aprendizagem” (KULISZ, 2006:96-97).

Qual a barreira entre o aprender e o brincar?

Parece existir uma barreira entre o aprender e o brincar, pois o ato lúdico é relegado a segundo plano, dando-lhe o espaço de momento não produtivo, ou como recompensa pela tarefa cumprida.

Por que muitos professores não participam das brincadeiras?

Também fica evidente que muitos professores não participam das brincadeiras juntamente com as crianças, ou seja, eles permitem o momento lúdico, porém não participam e não interagem com elas.

Postagens relacionadas: