Como é feito a nomenclatura dos hidrocarbonetos?
Como é feito a nomenclatura dos hidrocarbonetos?
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.
Qual a numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos?
A numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos depende do posicionamento dos radicais e insaturações. A numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos) deve ser realizada sempre de forma a proporcionar os menores números possíveis para os ...
Qual a numeração do carbono da dupla?
A numeração inicia-se no carbono da dupla que tem a ramificação e segue o sentido horário para proporcionar o menor número para a outra ramificação. O nome desse composto é 1,3-dimetil-cicloexeno. O aromático (benzeno, naftaleno, antraceno e fenantreno) sempre estará na cadeia principal.
Qual a numeração correta para a cadeia?
Nessa numeração, a ligação dupla está no carbono 1, o grupo OH no carbono 6, e dois radicais metil estão nos carbonos 2 e 6. A numeração correta para a cadeia, nesse caso, será da direita para a esquerda (primeira numeração), em razão de a extremidade da direita ser mais próxima do grupo funcional. Não pare agora...
Qual a numeração dos carbonos do naftaleno?
A numeração dos seus carbonos sempre deve ser iniciada por um desses carbonos. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível aos carbonos dos outros radicais. OBS.: Os dois carbonos centrais ( setas verdes) do naftaleno nunca são numerados.