Qual o médico que cuida da compulsão alimentar?
Índice
- Qual o médico que cuida da compulsão alimentar?
- O que caracteriza uma compulsão alimentar?
- O que o médico endocrinologista trata?
- O que fazer para controlar a compulsão alimentar durante o isolamento na pandemia?
- Quais os riscos da compulsão alimentar?
- O que caracteriza a Alotriofagia?
- Como avaliar a compulsão alimentar?
- Quais são os sintomas da compulsão alimentar?
- Qual médico trata a compulsão alimentar?
- Posso usar remédios para controlar a compulsão alimentar?
Qual o médico que cuida da compulsão alimentar?
O especialista que profere, de fato, o diagnóstico sobre o distúrbio em questão é o psiquiatra. Sendo assim, procurá-lo é fundamental para entender como acabar com a compulsão alimentar.
O que caracteriza uma compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa compulsiva perde o controle sobre o que está ingerindo e em qual quantidade.
O que o médico endocrinologista trata?
Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino – e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos).
O que fazer para controlar a compulsão alimentar durante o isolamento na pandemia?
Confira algumas dicas dos especialistas para manter o equilíbrio alimentar:
- Adote chás no seu dia a dia. ...
- Alguns alimentos saudáveis garantem mais saciedade, como azeite extravirgem, que pode ser usado nas principais refeições. ...
- Substitua as guloseimas por opções mais saudáveis.
Quais os riscos da compulsão alimentar?
O transtorno de comer compulsivo pode reduzir a capacidade respiratória da pessoa. Dessa forma, a diminuição do oxigênio pode aumentar os problemas cardíacos e, além disso, deixa o indivíduo sujeito a desenvolver terríveis condições respiratórias, como fibrose pulmonar, pneumonia e tosse crônica.
O que caracteriza a Alotriofagia?
A alotriofagia, ou pica, é um transtorno em que há a ingestão de substâncias sem valor nutricional, normalmente fora de qualquer cultura alimentar.
Como avaliar a compulsão alimentar?
O médico também irá avaliar se o paciente tem outras doenças mentais associadas, uma vez que algumas condições podem estar associadas a compulsão alimentar. A primeira parte do tratamento envolve se consultar com um psiquiatra que tenha bom conhecimento sobre a compulsão alimentar.
Quais são os sintomas da compulsão alimentar?
Sintomas da compulsão alimentar. Os principais sintomas indicativos de compulsão alimentar são: Comer exageradamente; Comer mesmo sem fome; Ter dificuldade em parar de comer; Pode ou não haver sensação de culpa após o "assalto" à geladeira ou dispensa; Comer alimentos estranhos como arroz cru, um pote de manteiga, feijão gelado com queijo e etc.;
Qual médico trata a compulsão alimentar?
Qual médico trata a compulsão alimentar? O diagnóstico da doença pode ser feito pelo clínico geral, nutrólogo, psiquiatra ou endocrinologista. Por ser uma doença mental, o profissional da saúde fará o diagnóstico a partir da análise de cada paciente e seus relatos.
Posso usar remédios para controlar a compulsão alimentar?
Os medicamentos utilizados dependem da quantidade de episódios de compulsão alimentar. Normalmente eles não são orientados. Mas em certos casos podem ser utilizados remédios para controlar a ansiedade ou inibidores de apetite.