Quais os exames para diagnóstico do hipotireoidismo em cães?

Índice

Quais os exames para diagnóstico do hipotireoidismo em cães?

Quais os exames para diagnóstico do hipotireoidismo em cães?

Dosagem de TSH A dosagem de TSH é o método mais eficiente para se diagnosticar o hipotireoidismo em cães. Se o cão apresentar uma baixa nos níveis de T3 e T4, o teste de TSH servirá para confirmar o diagnóstico de hipotireoidismo.

Como diagnosticar hipotireoidismo canino?

O diagnóstico do hipotireoidismo em cães é feito com base nos sinais clínicos, resultados da rotina laboratorial, testes da função da glândula tireóide e resposta a reposição dos hormônios da tireóide. Infelizmente, os testes têm alta sensibilidade mas baixa especificidade para uso no diagnóstico de hipotireoidismo.

Quais os sintomas de hipotireoidismo em cães?

Entre os diversos sinais clínicos que podem se manifestar nos animais com hipotireoidismo estão: demência, letargia, intolerância e relutância a exercícios, propensão a ganho de peso sem aumento de apetite ou consumo de alimento (ETTINGER; FEELDMAN, 2004).

Qual a diferença entre T3 e T3 livre?

O exame de T3 é geralmente solicitado após um resultado anormal de TSH e exame de T4. Podem er pedidos ambos os testes T3 Total e T3 Livre. Como a maior parte do T3 está ligada à proteína, o T3 total pode ser afetado pelos níveis de proteínas e pela capacidade de ligação da proteína, mas o T3 Livre, não.

Para que serve o exame TSH t4l?

O exame de T4 Livre é feito a partir de uma coleta de sangue e permite a dosagem da quantidade livre (não ligada a proteínas) do hormônio T4 no organismo. O T4 livre é um dos hormônios ativos da tireoide e portanto a sua dosagem permite avaliar o funcionamento da glândula tireóide.

Como tratar problema hormonal em cachorro?

Para os cães que se encontram num quadro de tireotoxicose, deve-se suspender a suplementação do hormônio por via oral e, muitas vezes, são necessárias internação, fluidoterapia intravenosa e assistência médica veterinária 24h.

O que é letargia em cães?

Letargia, sem vontade de brincar e com respiração ofegante Como os humanos, quando não se sentem bem, os cães perdem energia pra brincar. Ficam mais sonolentos e tristes.

Quais são os males da tireoide?

Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.

O que é tireoide animal?

A tireóide é uma glândula bilateral presente em todos os vertebrados. Está localizada lateralmente sobre a traquéia, abaixo da laringe (Figura 1). Sua função envolve a concentração de iodo e a síntese, armazenamento e secreção do hormônio tireóideo. Tecido tireoidiano ectópico está presente na maioria dos cães e gatos.

Quais são os sintomas dos cães com hipotireoidismo?

Outros sintomas mais raros, mas que também podem se manifestar nos cães com hipotireoidismo, incluem: anemia, intolerância ao frio, paralisia de nervos faciais, diminuição do ritmo cardíaco, aumento da taxa de colesterol, polineuropatia (que afeta a coordenação motora do animal) e conjuntivite.

Como diagnosticar o hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é facilmente diagnosticável através de dosagens de T3 e T4 no sangue. A maioria dos cães que sofrem da doença, respondem prontamente ao tratamento com hormônios sintéticos (ex: Soloxine). Muitos animais possuem baixos níveis de hormônios T3 e T4 na circulação, e por anos ficam sem um diagnóstico.

Como fazer o diagnóstico do hipotireoidismo canino?

Diagnóstico do hipotireoidismo canino Para que seja feito o diagnóstico do hipotireoidismo em um cão é extremamente importante que seu dono o leve para uma consulta com um médico veterinário, já que somente ele poderá solicitar uma série de exames em busca das causas para seus sintomas.

Quando o animal apresenta hipotireoidismo?

Suspeita-se de hipotireoidismo, quando o animal apresenta sintomas de obesidade, ganho de peso excessivo e rápido, alopecia (queda de pêlos) e problemas de pele, sendo a maioria desses sintomas em conjunto. O hipotireoidismo é facilmente diagnosticável através de dosagens de T3 e T4 no sangue.

Postagens relacionadas: