Como diagnosticar doença renal crônica?
Índice
- Como diagnosticar doença renal crônica?
- O que significa a sigla DRC?
- O que é DRC estágio 4?
- Quais achados laboratoriais confirmam a suspeita diagnóstica de DRC?
- Quais exames detectam problemas renais?
- Qual o estadiamento da doença renal crônica DRC )?
- O que é DRC terminal?
- Quais são os estágios da DRC?
- Qual exame detecta a função renal?
Como diagnosticar doença renal crônica?
O diagnóstico é realizado por exames de sangue e urina. O tratamento visa restringir líquidos, sódio e potássio na dieta, o uso de medicamentos para corrigir outros quadros clínicos (como diabetes, pressão arterial alta, anemia e desequilíbrio eletrolítico) e, quando necessário, o uso de diálise ou transplante renal.
O que significa a sigla DRC?
As Doenças Renais Crônicas (DRC) são um termo geral para alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura quanto a função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco.
O que é DRC estágio 4?
O estágio 4 já é visto como crítico, conhecido como estágio pré-dialítico. Nele, o paciente só é capaz de filtrar de 15 a 29 ml de sangue por minuto e começa a sofrer as consequências do acúmulo de toxinas no sangue. Alguns sintomas são a desnutrição, anemia, enfraquecimento ósseo, cansaço e edemas.
Quais achados laboratoriais confirmam a suspeita diagnóstica de DRC?
O paciente apresenta as seguintes alterações laboratoriais, as quais são compatíveis com um quadro de DRC:
- Sódio = 130 mEq/L à hiponatremia (VR: 1 mEq/L);
- Potássio = 6,5 mEq/L à hipercalemia (VR: 3,5 – 5,5 mEq/L);
- Cálcio = 8,0 mg/dL à hipocalcemia (VR: 8,5 – 10,2 mg/dL);
Quais exames detectam problemas renais?
A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
Qual o estadiamento da doença renal crônica DRC )?
A classificação da DRC é divida em 5 estágios funcionais: Estágio de Função Renal Taxa de Filtração Glomerular (mL/min/1,73m2) 1 > 90 com proteinúria 2 60 a 89 com proteinúria 3a 45 a 59 3b 30 a 44 4 15 a 29 5 < 15 ou em diálise Fonte: Duncan (2013).
O que é DRC terminal?
A DRC é estratificada em fases: perda de reserva renal, doença renal crônica, insuficiência renal e uremia. Nas duas últimas, o impacto clínico evidente. Em sua fase mais avançada (chamada de fase terminal da insuficiência renal crônica), os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente.
Quais são os estágios da DRC?
A classificação da DRC é divida em 5 estágios funcionais: Estágio de Função Renal Taxa de Filtração Glomerular (mL/min/1,73m2) 1 > 90 com proteinúria 2 60 a 89 com proteinúria 3a 45 a 59 3b 30 a 44 4 15 a 29 5 < 15 ou em diálise Fonte: Duncan (2013).
Qual exame detecta a função renal?
Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal. Havendo indicação de problemas no processo de filtragem dos rins, pela presença de substâncias em níveis anormais, o médico costuma aprofundar-se na investigação com testes mais precisos e específicos.