Como diferenciar Entamoeba histolytica e Entamoeba Hartmanni?

Índice

Como diferenciar Entamoeba histolytica e Entamoeba Hartmanni?

Como diferenciar Entamoeba histolytica e Entamoeba Hartmanni?

Uma outra ameba, descrita em 1912 por Prowazek46 com o nome de Entamoeba hart manni, tem morfologia semelhante à "forma minuta" da E. histolytica, sendo, entretanto, ainda de tamanho menor. Esta E. hartmanni não é patogênica, mas seus pequenos cistos têm sido muitas vezes confundidos com os da E.

O que vem a ser o complexo Entamoeba histolytica Entamoeba díspar?

Entamoeba histolytica: é a ameba intestinal; protozoário causador da amebíase, terceira causa de morte por doença parasitária, sendo muito comum nos países tropicais. Esse protozoário, habitante do intestino grosso humano, pertence ao sub-filo Sarcodina, tendo forma amebóide e locomovendo-se através de pseudópodos.

Como diferenciar as Entamoebas?

Tanto os cistos quanto os trofozoítos podem ser encontrados nas fezes, sendo que os cistos (mostrado no vídeo), possuem formato circular e contêm de um a oito núcleos com cariossoma excêntrico, e os trofozoítos possuem formato alongado e irregular com apenas um núcleo grande apresentando cariossoma excêntrico.

Quais os sintomas característicos da infecção por e histolytica é díspar?

A maioria das infecções por E. histolytica são assintomáticas, os indivíduos sintomáticos, em geral, apresentam dores abdominais e diarreia com presença de muco e sangue nas fezes. O diagnóstico rotineiro da amebíase é feito através da identificação morfológica dos cistos e trofozoítos da E.

Qual a morfologia da Entamoeba histolytica?

A Entamoeba histolytica apresenta trofozoítos móveis com diâmetro que varia de 20 a 40 µm, podendo chegar a 60 µm em lesões teciduais. O parasito apresenta um único núcleo, bem nítido quando corado, medindo 4 a 7 µm, com cariossoma central, membrana nuclear delgada e cromatina uniforme.

São órgãos acometidos pela Entamoeba histolytica?

O órgão extra-intestinal mais acometido pela Entamoeba histolytica é o fígado. A forma de apresentação mais comum é o abscesso hepático, que ocorre em até 5% dos pacientes com amebíase intestinal sintomática.

Por que a Entamoeba histolytica é considerada uma ameba patogênica?

Seu agente etiológico é o protozoário Entamoeba histolytica, que através da secreção de proteinases é capazes de destruir o tecido hospedeiro, matando as células-alvo por contato e fagocitando eritrócitos. Dessa forma, os trofozoítos invadem a mucosa intestinal, provocando a colite amebiana.

O que é Entamoeba histolytica tratamento?

O diagnóstico é feito pela identificação de E. histolytica em amostras de fezes ou por testes sorológicos se há suspeita de doença extraintestinal. O tratamento da doença sintomática é feito com metronidazol ou tinidazol, seguido por paromomicina ou outro fármaco ativo contra cistos na luz do cólon.

Como diferenciar uma ameba patogênica de uma não patogênica?

Até o momento não estão disponíveis métodos rápidos e fáceis para distinguir cepas patogênicas e não patogênicas (Entamoeba histolystica/ Entamoeba dispar); entretanto a presença de trofozoítos ativos contendo hemácias fagoci- tadas em fezes disentéricas são indicadores de amebíase invasiva.

O que é um Trofozoita?

Trofozoíto: é a forma ativa do protozoário, na qual ele se alimenta e se reproduz. Vetor: é o agente que transmite o parasita entre dois hospedeiros.

Postagens relacionadas: