Qual são as drogas vasoativas?
Qual são as drogas vasoativas?
As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina. Dispõem-se os vasodilatadores também, como o nitroprussiato de sódio.
Qual o objetivo do uso de drogas vasoativas em UTI?
As drogas vasoativas são amplamente utilizadas em CTIs e UTIs a fim de estabilizar um paciente, normalizando as suas funções vasculares.
Quais cuidados devo ter ao usar o vasopressina?
Quais cuidados devo ter ao usar o Vasopressina? Este medicamento não deve ser usado em pacientes com doença vascular, especialmente doenças nas artérias coronárias, exceto com extrema cautela. Nestes pacientes, mesmo pequenas doses podem precipitar angina, e com grandes doses, a possibilidade de infarto do miocárdio deve ser considerada.
Qual a dose recomendada para vasopressor?
Posologia: 0,01 a 0,04 UI/min, como vasopressor. Se parada cardiorrespiratória: 40 UI EV ou IO 1x, podendo substituir a primeira ou segunda dose da adrenalina. Cuidados: pode diluir em Soro Glicosado 5%, Soro Fisiológico 0,9% ou Ringer. Infusão por acesso central com bomba de infusão. Acompanhar ECG, status volêmico e eletrólitos séricos.
Quais são as contraindicações do vasopressina?
Quais as contraindicações do Vasopressina? Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e com nefrite crônica com retenção de nitrogênio. Como usar o Vasopressina? Vasopressina pode ser administrado por via subcutânea, intramuscular ou intravenosa (em bolus ou infusão contínua).
Quais são os agentes bloqueadores da vasopressina?
Carbamazepina, clorpropamida, clofibrato, uréia, fludrocortisona e antidepressivos tricíclicos. Demeclociclina, norepinefrina, lítio, heparina e álcool. Agentes bloqueadores gangliônicos podem produzir um aumento marcante na sensibilidade aos efeitos pressores da vasopressina.