O que é HPV de baixo risco?

Índice

O que é HPV de baixo risco?

O que é HPV de baixo risco?

Equipe Oncoguia Como as verrugas genitais raramente se transformam em câncer, tanto o HPV-6 como o HPV-11 são denominados vírus de baixo risco. Estes tipos de HPV de baixo risco, também podem causar mudanças de baixo grau nas células cervicais que não se transformam em câncer.

Quais as formas de se contrair HPV?

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Qual a cor do corrimento do HPV?

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Como saber se o HPV é de baixo risco?

Os vírus de baixo risco são aqueles associados com a formação de verrugas, e que não podem causar lesões malignas ou cancerosas. Os tipos mais comuns, nesse caso, são os números 6 e 11. O HPV é considerado altamente contagioso, de forma que apenas uma exposição com a pele ou mucosa infectada pode levar à contaminação.

Como saber se o HPV é benigno?

Existem testes diagnósticos específicos para ao HPV, como a captura híbrida, em que é possível diagnostica o vírus, mesmo em pessoas sem sintomas clínicos e sem alterações no Papanicolau. A captura híbrida pode ainda diferenciar o tipo de vírus presente na infecção, se de alto risco ou de baixo risco.

Como é possível eliminar o HPV do organismo?

É possível eliminar HPV do organismo? Diferente do que diz o senso comum, o HPV tem cura definitiva. Geralmente, ele é banido pelo próprio sistema imunológico, que tem a função de evitar ataques de micro-organismos através da liberação de anticorpos.

Quando ocorre a cura da infecção pelo vírus HPV?

A cura da infecção pelo vírus HPV pode acontecer espontaneamente, ou seja quando a pessoa possui o sistema imunológico íntegro e o vírus consegue ser eliminado naturalmente do organismo sem que cause o aparecimento de sinais ou sintomas de infecção.

Como o vírus HPV pode ser transmitido?

O vírus pode ser transmitido mesmo quando a pessoa não percebe ter os sintomas. Outro ponto sobre o HPV é que apesar de os sintomas normalmente se manifestarem após entre dois e oito meses da infecção, ele pode ficar encubado, ou seja, presente no organismo, mas sem se manifestar, por até 20 anos.

Qual a melhor forma de proteção contra o HPV?

Outra forma de proteção contra o vírus é tomar a vacina contra HPV. Distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é indicada para meninas de 9 a 13 anos e meninos de 12 a 13 anos, faixa etária que antecede o início da vida sexual.

Postagens relacionadas: