Como achar a equação da reta tangente a circunferência?
Como achar a equação da reta tangente a circunferência?
Para encontrarmos a equação da reta tangente, iremos utilizar a expressão da distância do centro da circunferência até a reta tangente, distância esta que deve ser igual a r. Veremos então alguns exemplos que necessitam dessa análise e dos cálculos que devem ser realizados para encontrarmos a equação da reta tangente.
Como calcular a circunferência de uma reta?
Considerando a equação geral da reta ax+by+c = 0 e a equação reduzida da circunferência (x - a)2 + (y - b)2 = R2.
Como determinar as equações tangentes à circunferência?
Determine as equações das retas tangentes à circunferência λ: x²+y²=1, traçadas pelo ponto P (√3, 0). Primeiramente vamos verificar a posição relativa do ponto P em relação à circunferência. C (0,0) e raio r=1. Com isso, calcularemos a distância do centro até o ponto P.
Como determinar a equação reduzida da circunferência?
Como determinar a equação reduzida da circunferência? A circunferência é constituída pelo conjunto de todos os pontos igualmente distantes de um ponto fixo desse plano. Uma circunferência é o conjunto de pontos do plano cartesiano que são equidistantes de um ponto dado, ou seja, do centro da circunferência.
Qual é a equação da tangente?
Para descobrir qual é a equação da tangente, será preciso saber como extrair a derivada da equação original. Esboce a função e a tangente (recomendável). O gráfico ajuda a acompanhar o problema e conferir se a resposta faz sentido. Esboce a função em um pedaço de papel quadriculado, usando uma calculadora gráfica se necessário.
Como encontrar o centro de uma circunferência?
A equação x 2 + y 2 = 0 representa uma circunferência centrada na origem do sistema de coordenadas e raio 0. A equação (x + 4) 2 + (y – 4) também representa uma circunferência de centro C (-4, 4) e raio 13. Veja também: Como encontrar o centro de uma circunferência?