O que é o diálogo na filosofia?
Índice
- O que é o diálogo na filosofia?
- Como criar um diálogo com um filósofo?
- O que vc entende por diálogo?
- O que é necessário para existir um diálogo?
- Qual é a importância de se falar com o outro e não para o outro?
- Qual a elegância de um texto filosófico?
- Qual o caráter do conhecimento filosófico?
- Por que o conhecimento filosófico dispensa a verificação científica?
- Qual o objetivo da leitura de um texto filosófico?
O que é o diálogo na filosofia?
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. ... O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
Como criar um diálogo com um filósofo?
Num Diálogo Filosófico o professor deve tentar aproximar o mais possível o seu papel do de um “professor socrático” que faz perguntas não porque sabe as respostas às suas perguntas e quer avaliar o conhecimento dos seus alunos, mas porque genuinamente não sabe essas respostas e pede aos seus alunos que o ajudem nessa ...
O que vc entende por diálogo?
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.
O que é necessário para existir um diálogo?
É necessário para haver o verdadeiro diálogo deverá existir certa distância entre os interlocutores, pois do contrário, o interlocutor não desempenha mais o papel do outro. Também não existirá interlocução se ambos falarem a uma só vez, será no máximo um dueto ou um coral.
Qual é a importância de se falar com o outro e não para o outro?
Pode parecer sutil a diferença, mas falar com o outro se traduz em um diálogo autêntico, verdadeiro, empático, e é assim que as pessoas crescem, se desenvolvem, interagem, trocam ideias e opiniões, o que do ponto de vista de saúde e segurança trará muitos benefícios.
Qual a elegância de um texto filosófico?
Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão. Considerando tudo isso, o objetivo da leitura de um texto filosófico não é tomar conhecimento de algo, não é informar-se, não é deleitar-se esteticamente com as palavras.
Qual o caráter do conhecimento filosófico?
Já o conhecimento filosófico também possuindo um caráter racional e lógico, mas não requer a necessidade de comprovação científica. Aliás, alguns autores consideram o conhecimento filosófico um intermédio entre o pensamento teológico e o científico.
Por que o conhecimento filosófico dispensa a verificação científica?
Mesmo sendo racional, o conhecimento filosófico dispensa a necessidade da verificação científica, visto que os seus objetos de estudo não apresentam um caráter material. A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo.
Qual o objetivo da leitura de um texto filosófico?
Considerando tudo isso, o objetivo da leitura de um texto filosófico não é tomar conhecimento de algo, não é informar-se, não é deleitar-se esteticamente com as palavras. O objetivo da leitura, no caso da filosofia, é o entendimento do texto.