Como estava organizada a administração colonial na América espanhola?

Índice

Como estava organizada a administração colonial na América espanhola?

Como estava organizada a administração colonial na América espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

O que é a administração colonial?

A administração colonial do Brasil ocorreu durante um período que se estendeu do ano de 1530, com a missão de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o Estado do Brasil se tornou o Reino de Portugal, Brasil e Algarves.

Como se caracterizou a colonização espanhola?

A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.

Quais foram os principais orgãos metropolitanos da administração colonial portuguesa?

Quais foram os principais orgãos metropolitanos da administração colonial portuguesa? RESPOSTA : O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial.

Como estava organizada a administração colonial portuguesa?

Resposta: Colonizando o país, inicialmente o primeiro tipo de governo foi às capitanias hereditárias, onde o país foi dividido em 15 lotes em que o rei de Portugal nomeava um donatário a cada lote. Esse donatário tinha poderes plenos sobre seus lotes e sua obrigação era fazê-lo dar lucro ao governo português.

Como estava organizada a sociedade colonial?

A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.

Como funcionava a administração colonial no Brasil?

Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.

Qual foi a principal característica da administração colonial?

Ocupar as terras significava aumentar a produção de gêneros para o comércio, na concepção mercantilista da exploração dos territórios coloniais; a arrecadação de impostos e a garantia da defesa dos domínios portugueses contra a usurpação estrangeira.

Como se caracterizou a colonização?

A colonização de povoamento na América do Norte foi marcada pelas seguintes características:

  1. As propriedades principais eram pequenas e médias. ...
  2. O trabalho era livre. ...
  3. A produção era voltada ao mercado interno. ...
  4. As colônias de povoamento tinham grande autonomia e liberdade comercial.

Quais são as principais características da expansão espanhola?

A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. ... Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste.

Qual foi o desgaste da administração colonial espanhola?

Ao longo do século XVII e XVIII, os interesses político-econômicos da elite criolla e a ascensão do ideário iluminista criaram um sério desgaste na administração colonial espanhola.

Como é feito o trabalho na colonização espanhola?

Retirado de https://www.todamateria.com.br/colonizacao-espanhola/ Em contraste com a exploração na América portuguesa, esta feita na maior parte sobre a mão de obra africana, o trabalho na área de colonização espanhola era feito por indígenas e mestiços.

Qual a organização mais ampla das colônias espanholas?

Vice Reinos e Capitanias Gerais na colonização espanhola. A organização mais ampla das colônias espanholas ocorreu com a divisão dos domínios em Vice Reinos e Capitanias Gerais (não se deve confundir com capitanias hereditárias, que eram portuguesas).

Como foi a colonização espanhola da América?

A colonização espanhola da América se caracterizou pela: a) criação de quatro grandes vice-reinados, pela extração de metais preciosos e pela exploração da mão de obra indígena. b) criação de órgãos administrativos independentes, pela fabricação de artigos de couro para exportação e pela utilização de mão de obra assalariada.

Postagens relacionadas: