Quando surgiu a literatura infantil e qual o seu objetivo?
Índice
- Quando surgiu a literatura infantil e qual o seu objetivo?
- Como pode ser vista a literatura infantil?
- O que é uma boa literatura infantil?
- Quando surgiu a literatura infantil no Brasil?
- Como a literatura infantil se desenvolveu na sociedade brasileira?
- Para que serve a literatura infantil?
- O que faz parte da literatura infantil?
- Quando começou a literatura infantil?
- Quem foi o primeiro autor de literatura infantil?
- Quais são as características da literatura infantil para crianças?
- Como trazer a literatura infantil para a sala de aula?
Quando surgiu a literatura infantil e qual o seu objetivo?
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
Como pode ser vista a literatura infantil?
A Literatura Infantil pode ser vista como uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura. ... Muitas das atividades pós-leitura propostas no espaço escolar ainda visam apenas uma compreensão mais literal do texto literário. Por exemplo, pergunta-se: quem a Chapeuzinho foi visitar?
O que é uma boa literatura infantil?
A literatura infantil apresenta diversas modalidades de processos verbais e visuais. As melhores obras são aquelas que respeitam seu público, permitindo ao leitor infantil possibilidades amplas de dar sentido ao que lê.
Quando surgiu a literatura infantil no Brasil?
Estudos relatam que ela surgiu no final do século XIX, quando o Brasil estava mudando de regime político: a monarquia estava sendo substituída pela república. Com isso o país progrediu, a classe média cresceu e esse grupo social que estava emergindo fez criar a necessidade da literatura para as crianças.
Como a literatura infantil se desenvolveu na sociedade brasileira?
Os primeiros livros direcionados ao público infantil, surgiram no século XVIII. ... Nesta época, a literatura infantil era tida como mercadoria, principalmente para a sociedade aristocrática. Com o passar do tempo, a sociedade cresceu e modernizou-se por meio da industrialização, expandindo assim, a produção de livros.
Para que serve a literatura infantil?
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.
O que faz parte da literatura infantil?
Para entendermos bem a importância dessa literatura na formação do ser humano, faz-se fundamental olhar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos ...
Quando começou a literatura infantil?
A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), ...
Quem foi o primeiro autor de literatura infantil?
Depois disso, apareceram os seguintes escritores: Andersen, Collodi, Irmãos Grimm, Lewis Carrol, Bush. No Brasil, a literatura infantil pode ser marcada com o livro de Andersen "O Patinho Feio", no século XX.
Quais são as características da literatura infantil para crianças?
É possível listar algumas características que marcam este universo: Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.
Como trazer a literatura infantil para a sala de aula?
Ao trazer a literatura infantil para a sala de aula, o professor estabelece uma relação dialógica com o aluno, o livro, sua cultura e a própria realidade.