Como eram tratadas as pessoas com problemas mentais antigamente?

Índice

Como eram tratadas as pessoas com problemas mentais antigamente?

Como eram tratadas as pessoas com problemas mentais antigamente?

Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte. Muitos eram submetidos à camisa de força e a técnicas violentas como a lobotomia e o eletrochoque.

Como era encarada a situação da saúde mental na Idade Média?

Os filósofos gregos trouxeram a idéia organicista da loucura e até o começo da Idade Média o tratamento dispensado era de apoio e conforto aos doentes mentais.

Qual foi a Idade Média?

A Idade Média, como nos mostram os historiadores, foi um período em que imperou a filosofia imposta pela Igreja de Roma, herdeira dos restos culturais que a civilização dos gregos e romanos nos legaram.

Quais são os medicamentos específicos para doenças mentais?

Os medicamentos específicos para doenças mentais revolucionaram os tratamentos, sendo um fator determinante na diminuição de manicômios no mundo todo. Nasceu a possibilidade de o paciente receber um tratamento psiquiátrico por tempo limitado, em vez de permanecer em uma instituição a vida toda.

Qual a história das pessoas acometidas por transtornos mentais?

Na Idade Média e princípio da Idade Moderna, os relatos sobre a vida das pessoas acometidas pelos transtornos mentais eram tenebrosos. Elas eram deixadas à mercê das correntezas da existência, sendo jogadas de uma cidade para outra, dentre as muitas maneiras de livrar-se delas.

Qual o número de pessoas sem teto na Idade Média?

As pessoas sem teto na Idade Média correspondiam a um número altíssimo, muitas vezes chegavam a 30% dos moradores das cidades. Como essas (as cidades) fossem protegidas por muralhas e fortificados portões, tornava-se fácil impedir a entrada dos grupos errantes que ali iam bater.

Postagens relacionadas: