Como classificar óleo lubrificante?
Índice
- Como classificar óleo lubrificante?
- Como ler especificação de óleo?
- Como escolher óleo para motor?
- Como identificar óleo?
- O que significa óleo SL?
- Qual a diferença de óleo SN e SL?
- Qual a viscosidade do lubrificante?
- Como pode ser usado o lubrificante adotado?
- Por que a pintura é incompatível com o lubrificante?
- Qual a regulamentação dos lubrificantes?
Como classificar óleo lubrificante?
Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias: Óleo de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60; Óleo de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W; Óleo multiviscoso (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Como ler especificação de óleo?
“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
Como escolher óleo para motor?
Para saber a viscosidade ideal do seu carro, é preciso consultar o manual ou, na falta dele, a internet. São dois números separados pela letra W, como por exemplo um óleo com viscosidade 5W30. Vale dizer que a constante melhoria no processo fabril dos motores faz com que as peças tenham folgas cada vez menores.
Como identificar óleo?
A letra “W”, escrita nas embalagens, apresenta a viscosidade do produto em baixa temperatura. Já o número que aparece é indicativo do grau de viscosidade. Quanto mais alto, mais viscoso é o produto. Por exemplo, o lubrificante 15W40 tem grau 15 de viscosidade, em baixa temperatura, e 40, em alta temperatura.
O que significa óleo SL?
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
Qual a diferença de óleo SN e SL?
Na API S, a sigla vem seguida de outra letra, para determinar qual o nível de desempenho o óleo atende. Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
Qual a viscosidade do lubrificante?
Daí vem a classificação feita por dois números separados pela letra W (do inglês winter, que significa inverno). Um lubrificante 5W30, por exemplo, tem viscosidade SAE 5W em baixas temperaturas e SAE 30 em temperatura de trabalho.
Como pode ser usado o lubrificante adotado?
Para isso pode ser usado um selo compatível com o lubrificante adotado (visto o benefício da graxa ou óleo), ou até mesmo ser adotado um material de proteção sobre o selo. Algumas graxas já se mostraram eficazes nesse tipo de trabalho (proteção do selo), apesar desta não ser a indicação comumente adotada.
Por que a pintura é incompatível com o lubrificante?
A questão da pintura é muito importante pois caso esta seja incompatível com o lubrificante usado, ela se desprenderá e acabará ficando retida no filtro, aumentando a pressão da linha. Recomenda-se o uso de tintas epoxídicas de alta qualidade, no caso do uso do poliglicol.
Qual a regulamentação dos lubrificantes?
As informações listadas no rótulo dos lubrificantes são regulamentadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).