Para que servem os carotenoides?
Índice
- Para que servem os carotenoides?
- Quais fatores podem levar à oxidação dos carotenoides?
- Qual a função do licopeno nas plantas?
- Como a estrutura determina a atividade dos carotenoides?
- Qual a importância do carotenoide para a visão?
- O que são os carotenoides?
- Porque o α caroteno e o β caroteno são diferentes como precursores da vitamina A?
- Quais são os benefícios do licopeno?
- Qual a melhor forma de aumentar a biodisponibilidade do licopeno?
- Como podemos caracterizar os carotenoides?
Para que servem os carotenoides?
Carotenoides são os mais de 600 tipos de pigmentos encontrados em vegetais, algas e bactérias fotossintéticas. Eles são responsáveis pelas cores amarelo, vermelho e laranja e apresentam efeito antioxidante, prevenindo o organismo de doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos.
Quais fatores podem levar à oxidação dos carotenoides?
Os carotenóides podem sofrer oxidação na presença de luz, calor e compostos pró-oxidantes.
Qual a função do licopeno nas plantas?
Ele é um dos antioxidantes mais poderosos que existem e faz parte do grupo dos carotenoides (substâncias responsáveis pela pigmentação de frutas, legumes e outros alimentos). O licopeno, em especial, é a substância que concede a cor vermelha e pode ser encontrado em muitos alimentos benéficos à saúde.
Como a estrutura determina a atividade dos carotenoides?
Sabe-se que a estrutura dos carotenóides exerce grande influência sobre a atividade antioxidante. Por ex., cataxantina e astaxantina apresentam melhores atividades anti-oxidantes que b-caroteno ou zeaxantina.
Qual a importância do carotenoide para a visão?
A estrutura do carotenóide consiste alternar ligações dobro e únicas que permite que absorvam a luz visível. Os carotenóides tais como o lutein, o zeaxanthin, e o meso-zeaxanthin são encontrados principalmente no macula no centro da retina e absorvem até 90% da luz azul.
O que são os carotenoides?
Os carotenoides mais importantes para o organismo e mais abundantes na alimentação são o licopeno, beta-caroteno, luteína e a zeaxantina, que precisam de ser ingeridos, porque o organismo não é capaz de os produzir.
Porque o α caroteno e o β caroteno são diferentes como precursores da vitamina A?
Exemplos de carotenóides β-caroteno e outros carotenoides são precursores da vitamina A. Esta síntese dela ocorre no fígado, sendo que há clivagem da molécula de β-caroteno, produzindo duas moléculas de vitamina A, a qual é importantíssima para a visão e para o crescimento em humanos.
Quais são os benefícios do licopeno?
O LICOPENO é um potente antioxidante capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o CÂNCER.
Qual a melhor forma de aumentar a biodisponibilidade do licopeno?
O processamento de alimentos tem demonstrado aumentar a biodisponibilidade de licopeno, devido à liberação da matriz do alimento. Com isso, molho de tomate e purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as demais fontes de alimentos não cozidos, tais como o tomate cru18.
Como podemos caracterizar os carotenoides?
Os carotenoides são pigmentos lipossolúveis responsáveis pela coloração laranja, amarela e vermelha de vários organismos, tais como os vegetais. Os carotenoides são importantes pigmentos lipossolúveis responsáveis pelas cores laranja, amarela e vermelha presentes em bactérias, algas, fungos e vegetais.