Como a resistência do concreto varia ao longo do tempo?

Índice

Como a resistência do concreto varia ao longo do tempo?

Como a resistência do concreto varia ao longo do tempo?

A evolução da resistência do concreto com o tempo depende de vários fatores, um deles é o tipo de cimento utilizado. Para os dois tipos de cimentos utilizados nesse estudo foi produzido um gráfico com linhas da resistência em função das idades, demonstrado na Figura 06.

Como é determinada é calculada a resistência à compressão do concreto?

A resistência à compressão do concreto (fc) é calculada segundo expressão matemática definida na NBR 5.739, sendo necessários a força máxima alcançada no carregamento e o diâmetro do corpo de prova moldado. ... O fck tem 5% de probabilidade de não ser alcançado para determinado lote de concreto.

Qual a resistência à tração do concreto?

A resistência à tração de um concreto pode ser obtida a- través de três tipos de ensaio: tração direta, tração por com- pressão diametral e tração na flexão. ... Para essa relação, NEVILLE (1997) comentou que a tração por compressão diametral pode ser considerada em 5 a 12% maior que a tração direta.

Quais são os principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto?

Em outras palavras, é compreendida como a maior ou menor facilidade de se adensar o concreto, retirando – se o maior número de vazios possível. Dentre os principais fatores que afetam a trabalhabilidade estão a água, o uso de aditivos, granulometria dos agregados e finura do cimento.

Como calcular a resistência à compressão do concreto?

A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.

Como é calculado o FCK do concreto?

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.

Qual a resistência à compressão do concreto?

A principal medida da qualidade estrutural do concreto é a sua resistência à compressão. Esta propriedade do concreto é comumente considerado no projeto estrutural. Dependendo da mistura (especialmente a relação água-cimento) e tempo e qualidade da cura, resistência à compressão de betão pode ser obtida até 14.000 psi ou mais.

Como é realizado o ensaio de resistência à compressão?

No controle tecnológico do concreto (conforme normas da ABNT), através dos resultados dos ensaios de resistência à compressão. Neste ensaio, a amostra do concreto é "capeada" e colocada em uma prensa. Nela, recebe uma carga gradual até atingir sua resistência máxima (kgs). Este valor é dividido pela área do topo da amostra (cm²).

Qual a resistência à tração do concreto?

A resistência à tração do concreto pode ser medido por testes radicalmente diferentes, ou seja, flexão, tensão direta e divisão, e os valores resultantes de forças não são iguais. A aplicação direta de uma força de tensão pura, livre de excentricidade, é muito difícil.

Qual a resistência à compressão de betão?

Dependendo da mistura (especialmente a relação água-cimento) e tempo e qualidade da cura, resistência à compressão de betão pode ser obtida até 14.000 psi ou mais. A produção comercial de concreto com agregado comum é geralmente na faixa de 3.000 a 12.000 psi com os intervalos mais comuns para prédios cast-in-place de 3.000 a 6.000 psi.

Postagens relacionadas: