Como se prevenir da propaganda enganosa?

Índice

Como se prevenir da propaganda enganosa?

Como se prevenir da propaganda enganosa?

Sempre revise o conteúdo das peças publicitárias Como vimos, a propaganda enganosa mostra uma noção errada da realidade sobre os produtos ou serviços, seja por meio da omissão de informações até mesmo a anúncios totalmente falsos.

Que itens podem ser enganosos em uma propaganda?

De acordo com o Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma propaganda pode ser considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro, seja por meio de informações falsas ou omitindo detalhes de um produto ou serviço.

Quais as consequências de uma propaganda enganosa?

Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Como se chama propaganda enganosa?

A publicidade enganosa comissiva É o tipo de publicidade que incita o consumidor ao erro, como anunciar que um relógio é à prova d'água quando, na verdade, não o é.

Quais são os elementos que compõem uma propaganda?

A propaganda e a persuasão

  • a) o produto: utilidade, características, qualidades, desvantagens e vantagens.
  • b) o público: qual é o público-alvo: jovens, adolescentes, adultos, crianças. ...
  • c) Objetivo: vender sempre é a principal meta. ...
  • d) Estilo: cores, tamanhos, tipos de objetos, tipo de letra, pano de fundo, etc.

Quando posso processar por propaganda enganosa?

Caso o problema não seja resolvido, a vítima de propaganda enganosa pode registrar uma ocorrência na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Além disso, também pode entrar com uma ação contra a empresa no Juizado Especial de Pequenas Causas (Jec), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.

O que significa propaganda enganosa e abusiva?

Enquanto a publicidade enganosa é aquela inverídica e que visa levar o consumidor a erro, a publicidade abusiva é aquela que encontra fundamento no art. 37, §2º, do CDC, e que viola diretamente outros valores da sociedade, como a moral e os costumes.

O que é publicidade abusiva exemplos?

A publicidade abusiva é aquela que se aproveita da vulnerabilidade do consumidor, ou que viole valores sociais e morais do consumidor. Caso de publicidade abusiva são, por exemplo, os brinquedos colecionáveis que são vendidos juntamente com a publicidade do alimento.

O que é propaganda enganosa e abusiva exemplos?

Para ilustrar melhor a publicidade enganosa, imagine a propaganda de um shampoo que diz que o produto custa R$ 3,50. ... Ao contrário da modalidade enganosa, a publicidade pode ser considerada abusiva quando gerar discriminação (por sexo, cor, raça, idade, origem social etc) ou se provocar violência, por exemplo.

Como uma propaganda pode ser considerada enganosa?

De acordo com o Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma propaganda pode ser considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro, seja por meio de informações falsas ou omitindo detalhes de um produto ou serviço.

Por que a publicidade é enganosa?

Segundo o art. 37, § 3° do Código de Defesa do Consumidor “a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço”. O que seria então o “dado essencial”?

Por que a publicidade enganosa é considerada crime?

Para quem vende em e-commerce, esse é um assunto muito importante, já que a prática é considerada um crime na legislação brasileira. Conforme o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro, seja por veicular informações falsas ou até por omitir dados relevantes.

Postagens relacionadas: