Até quando se dá o crescimento dos ossos no ser humano?

Índice

Até quando se dá o crescimento dos ossos no ser humano?

Até quando se dá o crescimento dos ossos no ser humano?

8 - A pessoa cresce, em geral, até fechar a cartilagem do osso, o que acontece por volta dos 18 anos. Mas há variações em função, principalmente, do começo precoce ou tardio da puberdade. Depois que as cartilagens dos ossos longos se fecham, não há mais chances de crescer.

Como é que os ossos crescem?

O osso cresce em comprimento e espessura. Inicialmente, a ossificação se inicia a partir de determinados pontos chamados "pontos de ossificação". Posteriormente, quando o osso encontra-se delineado, o seu crescimento se faz em comprimento por intermédio da cartilagem de conjugação.

Qual a parte do corpo que cresce por último?

Na puberdade, o indivíduo pode crescer de 8 até 12 cm por ano, crescimento auge da nossa vida. Sem esquecer de que o estirão começa pelas pontas: primeiro mãos e pés, depois pernas, braços e lá no fim tronco.

Como ocorre o crescimento dos ossos?

O crescimento envolve um complexo sistema de mensagens químicas. Por ordem do cérebro, a hipófise libera o hormônio do crescimento, que agirá diretamente na cartilagem dos ossos, desencadeando a formação de novas células.

Por que os ossos crescem de tamanho?

Certamente, os ossos são os primeiros a aumentar de tamanho, definindo os limites do corpo — caso contrário, se as vísceras crescessem na frente, o homem literalmente não caberia em si. “De qualquer modo, o corpo humano tenta sempre contrabalançar: o que cresce muito hoje, cresce pouco amanhã”, explica Aldo Junqueira.

Quando começa o processo de crescimento?

O crescimento é um processo bastante dinâmico, que começa na concepção e se prolonga até à vida adulta, com intensidades que variam nas diferentes fases da vida da criança e do adolescente, sendo diferente entre os sexos. Nos homens, a puberdade e o estirão de crescimento começa em média 2 anos mais tarde do que nas mulheres.

Postagens relacionadas: