Qual é o prazo para apresentar resposta a acusação?

Índice

Qual é o prazo para apresentar resposta a acusação?

Qual é o prazo para apresentar resposta a acusação?

O artigo 396 do Código de Processo Penal reza que, nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia(ação penal pública) ou queixa(ação penal privada), o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder a acusação, por escrito, no prazo de 10(dez) dias.

O que acontece se o advogado não apresentar as Alegaçoes finais?

Mantida multa a advogado por demora em apresentar alegações finais. A 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a multa no valor de dez salários mínimos aplicada a um advogado por entender que o abandono de causa se deu pela omissão na apresentação de alegações finais nos autos de uma ação penal.

Como são contados os prazos no processo penal?

Como são contados os prazos no processo penal? Como já indicado, no processo penal, todos os prazos contam-se da data da efetiva ciência e não da juntada do mandado. Assim, para a contagem do prazo, devemos utilizar a data em que o réu foi citado, data a partir da qual fluirá o prazo.

Qual é a contagem de prazo em Direito Penal?

A contagem de prazo em Direito Penal é regida pelo artigo 10 do Código Penal. “ Art. 10 – O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.” No Direito Penal, inclui-se o dia do começo, contando-se os dias, meses, e os anos pelo calendário comum.

Qual a contagem dos prazos processuais penais?

Necessário destacar que a contagem dos prazos processuais penais será feita de forma contínua e não levando em consideração apenas os dias úteis, conforme estabelecido no Novo Código de Processo Civil, sendo essa mais uma diferença quanto as matérias.

Por que a contagem dos prazos processuais do CPP?

A contagem dos prazos processuais do CPP pode ser uma tarefa trabalhosa. Isso porque o Código de Processo Penal possui regras mais específicas que as de outras legislações, como o NCPC (2015). Dessa forma, é importante ficar atento ao que o Decreto-Lei nº 3.689/1941 dispõe!

Postagens relacionadas: