Como fazer função inversa de logaritmo?

Índice

Como fazer função inversa de logaritmo?

Como fazer função inversa de logaritmo?

A inversa da função logarítmica é a função exponencial. A função exponencial é definida como f(x) = ax, com a real positivo e diferente de 1. Uma relação importante é que o gráfico de duas funções inversas são simétricos em relação a bissetriz dos quadrantes I e III.

Qual o oposto de exponencial?

Função logarítmica como inversa da exponencial.

Qual e o inverso de potência?

Radiciação é uma operação matemática sendo a inversa da potenciação.

Quais são as bases da função exponencial?

Exemplos: f(x) = 4 x f(x) = (0,1) x f(x) = (⅔) x. Nos exemplos acima 4, 0,1 e ⅔ são as bases, enquanto x é o expoente. Gráfico da função exponencial. O gráfico desta função passa pelo ponto (0,1), pois todo número elevado a zero é igual a 1. Além disso, a curva exponencial não toca no eixo x.

Quais são as funções inversas?

Duas funções inversas são simétricas em relação à bissetriz do 1º e do 3º quadrantes. É aquela em que f (x) = IxI (módulo de x). IxI = – x, se x < 0 → Ex.: I-5I = - (-5) = 5 Logo, o conjunto imagem será composto por R +, ou seja, y ≥ 0.

Será que a base é exponencial?

Assim, em vez de exponencial, estaríamos diante de uma função constante. Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida.

Qual a função decrescente da curva exponencial?

Desta forma, constatamos que a função f (x) = (1/2) x é uma função decrescente. Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função. Note que quanto maior o x, mais perto do zero a curva exponencial fica. A inversa da função exponencial é a função logarítmica.

Postagens relacionadas: