Como revalidar o diploma de medicina no Brasil?

Índice

Como revalidar o diploma de medicina no Brasil?

Como revalidar o diploma de medicina no Brasil?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Onde revalidar diploma de medicina?

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Como validar curso de medicina feito no exterior?

O Revalida foi criado para orientar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de educação superior estrangeiras. Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma.

Quanto custa para revalidar o diploma de medicina?

O custo de realização da primeira etapa da prova é de R$ 100. A segunda parte da avaliação custa mais R$ 300 ao candidato à revalidação.

Como ter diploma de medicina de fora reconhecido sem o revalida?

Por lei, são as universidades públicas que têm a competência de validar qualquer diploma estrangeiro (desde que a instituição ofereça o curso em questão).

Como fazer para revalidar diploma estrangeiro no Brasil?

Para conseguir validar seu diploma no Exterior no Brasil você precisa de, no mínimo, seu diploma com uma tradução juramentada. No mínimo, porque algumas instituições pedem que o histórico escolar também seja traduzido para o português com tradução juramentada.

É difícil passar na prova da Revalida?

No Brasil, o Revalida é o exame responsável pela revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior. Entretanto, é conhecido por ser extremamente difícil: a taxa média de aprovação em cada ano, considerando as seis edições aplicadas entre 20, é de apenas 21,4%.

É difícil passar na prova da revalida?

No Brasil, o Revalida é o exame responsável pela revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior. Entretanto, é conhecido por ser extremamente difícil: a taxa média de aprovação em cada ano, considerando as seis edições aplicadas entre 20, é de apenas 21,4%.

Como validar diploma sem Revalida?

Uma boa estratégia para não precisar passar pelo processo de revalidação do diploma estrangeiro no Brasil é fazer a transferência para uma instituição brasileira antes de terminar o curso. Assim, ao concluir o curso no Brasil, o diploma já será nacional.

Qual é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, foi criado para atender ao grande fluxo de graduados em faculdades de Medicina no exterior, tornando o procedimento mais simples e acessível.

Qual é a revalidação de um diploma?

A revalidação de diploma é um processo criado pelo governo brasileiro para autenticar os diplomas expedidos por instituições estrangeiras, tornando-os válidos em território nacional.

Qual a revalidação de diplomas de ensino superior emitidos no exterior?

No Brasil, a revalidação de diplomas de ensino superior emitidos no exterior é de competência exclusiva das universidades.

Como fazer a validação do diploma obtido aqui no Brasil?

Então você foi estudar fora, concluiu o curso com ótimas notas e pegou o seu diploma. Agora é só voltar para o Brasil e tudo que você estudou lá fora será automaticamente aceito pelo sistema de ensino aqui, certo? Infelizmente, não é tão simples assim: é necessário fazer a validação do diploma obtido no exterior aqui no Brasil.

Postagens relacionadas: