Como iniciar uma constelação familiar?

Índice

Como iniciar uma constelação familiar?

Como iniciar uma constelação familiar?

“Precisa ter um foco, um objetivo. Deve ter um ponto de partida e um de chegada. A Constelação é como um GPS e vai fazer esse percurso”, exemplifica. A partir disso, o constelador vai montar o sistema familiar com as representações, sejam pessoas ou bonecos, e reproduzir aspectos da vida familiar do cliente.

Qual o objetivo da constelação familiar?

A constelação familiar é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Num primeiro olhar, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida.

O que é a terapia da constelação?

A constelação familiar é um tipo de terapia psicológica que tem como objetivo facilitar a cura de transtornos mentais, especialmente aqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica e as relações familiares, através da identificação de fatores de estresse e seu tratamento.

Como fazer o trabalho de constelação familiar?

O trabalho de Constelação Familiar pode acontecer em grupo ou individualmente. Em grupo, o trabalho é dirigido por um facilitador e as pessoas (outros especialistas, gente do público) podem participar como representantes. Explicando melhor: familiares, mesmo os envolvidos no tema/problema do constelado, não precisam participar.

Quanto tempo pode atuar uma constelação familiar?

Uma constelação pode atuar por meses com um efeito dominó. Quantas sessões são indicadas? Pessoas que aplicam a constelação familiar dizem que uma única sessão é suficiente para ter resultados satisfatórios. Não é recomendável nem usual trabalhar mais de um tema em uma sessão.

Como foi criada a terapia da constelação familiar?

A terapia da Constelação Familiar foi criada pelo terapeuta, filósofo, teólogo e pedagogo alemão Bert Hellinger. Durante 16 anos, ele atuou como missionário na África do Sul, numa tribo Zulu, e percebeu que os integrantes da tribo possuíam uma dinâmica própria para a resolução de conflitos.

Como é reconhecida a constelação como terapia?

A técnica não é reconhecida como terapia porque faltam dados e estudos científicos que possam comprovar sua eficácia. Vale salientar que o próprio Bert Hellinger, criador da técnica, denominava a constelação como método empírico, ou seja, baseado na vivência e observação do próprio pesquisador.

Postagens relacionadas: