Como cuidar do curativo do dreno?
Índice
- Como cuidar do curativo do dreno?
- Como fazer curativo no local do dreno?
- Como fazer curativo no dreno?
- Como fazer limpeza de ferida cirúrgica?
- Como manter o dreno funcionando corretamente?
- Quais são os curativos de drenos torácicos?
- Como Prevenir a obstrução do dreno?
- Como diminuir o débito do dreno?
Como cuidar do curativo do dreno?
Na maioria dos casos é possível tomar banho com o dreno, porém não se deve molhar o curativo da ferida, porque aumenta o risco de infecção. Assim, caso o dreno esteja no tórax ou abdômen, por exemplo, pode-se tomar banho da cintura para baixo e depois passar uma esponja na região de cima para limpar a pele.
Como fazer curativo no local do dreno?
Fixa-se o curativo com esparadrapo ou fita microporosa na pele. Caso o dreno utilizado seja rígido e conectado a algum sistema coletor (de sucção ou não), o curativo é feito da mesma maneira, sendo que não podemos colocar gazes sobre o dreno e, sim, manter várias abraçando o dreno.
Como fazer curativo no dreno?
II – CURATIVO COM DRENO a) O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado. b) O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.
Como fazer limpeza de ferida cirúrgica?
Realize a limpeza dos pontos da ferida cirúrgica com gaze embebida em álcool a 70% por 3 vezes, num único sentido; Realize a limpeza da área ao redor da ferida; Cubra a ferida com gaze seca e feche com espar- adrapo ou atadura; Lave as mãos.
Como manter o dreno funcionando corretamente?
Para manter o dreno funcionando corretamente não se pode quebrar o tubinho ou fazer movimentos bruscos porque podem acabar arrancando o dreno e causando um ferimento na pele. Por isso, uma das melhores formas de cuidar do dreno é manter-se calmo e repousar, tal como indicado pelo médico.
Quais são os curativos de drenos torácicos?
Curativos: gaze de petrolato, curativos de drenos torácicos divididos, várias gazes de 10 cmx 10 cm, gazes grandes (2) e esparadrapo ou bandeja elástica de 10 cm; Estetoscópio, esfigmomanômetro e oxímetro de pulso.
Como Prevenir a obstrução do dreno?
Na suspeita de obstrução e tamponamento, ordenhe! – Curativos diários – devem ser mantidos sempre limpos e secos em torno dos drenos, evitando infecções no sítio, contaminação das pleuras e obstruções por coágulos. Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.
Como diminuir o débito do dreno?
Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora. Colocar um fita adesiva ao lado da graduação do frasco. Sempre registrar o aspecto do líquido (Ex: seroso, sero-hemático, hemático, purulento). Inspeção e troca diária do curativo.