Como fazer um documento de doação de imóvel?

Índice

Como fazer um documento de doação de imóvel?

Como fazer um documento de doação de imóvel?

Para imóvel, a doação pode ser feita apenas através de registro em cartório, com alteração da escritura que pode variar em valores a partir de R$3.000,00. Quando o valor do imóvel a ser transferido é superior a 30 vezes o salário mínimo vigente no Brasil, será preciso registrar publicamente essa doação.

Quais os documentos necessários para fazer doação de imóvel?

Geralmente, é necessário apresentar documentos pessoais, tanto os próprios quanto os do cônjuge como CPF, RG, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito, Comprovante de Endereço e outros documentos do tipo, de acordo com o solicitado pelo Cartório.

Como fazer a doação de um imóvel em vida?

Ou seja, para um bem ser doado por instrumento particular, ele deverá respeitar esse limite no momento do registro da doação, ou terá de ser feita a doação por instrumento público. Para fazer a doação de um imóvel em vida, os documentos necessários para serem levados ao cartório são:

Como é feita a doação de imóvel por instrumento particular?

Doação de imóvel por instrumento particular Quando o valor do imóvel for superior 30 vezes ao salário mínimo vigente, é necessário registro público da doação. Ou seja, para um bem ser doado por instrumento particular, ele deverá respeitar esse limite no momento do registro da doação, ou terá de ser feita a doação por instrumento público.

Como fazer a doação do imóvel a outro irmão?

Outra forma de fazer essa doação é com um ou mais irmãos dando o consentimento escrito para a doação do imóvel a outro (s) irmão (s). Dessa forma, mantém-se a legalidade e proporcionalidade das doações e herança. Quando o valor do imóvel for superior 30 vezes ao salário mínimo vigente, é necessário registro público da doação.

Como contratar um advogado para doação de imóvel em vida?

Não há necessidade de contratar um advogado para realizar uma doação de imóvel em vida, portanto, os gastos que se tem com honorários advocatícios nas outras duas modalidades, tornam a doação em vida o meio mais barato para transferir um patrimônio.

Postagens relacionadas: