Como calcular raiz quadrada não exata fatoração?
Como calcular raiz quadrada não exata fatoração?
Segue o passo a passo para calcular raízes não exatas (e exatas também) por fatoração:
- Passo 1: Fatore o radicando. ...
- Passo 2: Reagrupe os fatores primos. ...
- Passo 3: Aplique a propriedade I. ...
- Passo 4: Aplique a propriedade II. ...
- Passo 5: Cálculo numérico.
Quando a raiz quadrada é exata?
Uma raiz quadrada é exata quando resulta em um número racional, como uma fração, um número inteiro, um número decimal, desde que, ao multiplicar esse número por ele mesmo, encontremos exatamente o radicando.
Como fazer o cálculo de raízes não exatas?
O cálculo de raízes não exatas pode ser feito por meio da fatoração, fato garantido pelo teorema fundamental da aritmética e propriedades dos radicais. Uma das estratégias mais usadas para calcular raízes é a fatoração.
Como fazer o cálculo de raízes por meio de fatoração?
Para o cálculo de raízes por meio de fatoração, são utilizadas as duas propriedades seguintes: A primeira garante que a raiz do produto é igual ao produto das raízes, e a segunda afirma que, quando o índice do radical é igual ao expoente do radicando, o resultado da raiz é a base do radicando. → Cálculo de raízes não exatas por meio fatoração
Como saber se a raiz é exata ou não?
Toda raiz possui os seguintes elementos: raiz, radicando, índice e radical. Como saber se a raiz é exata ou não exata? De acordo com a definição descrita anteriormente, sabemos que uma raiz é exata se o resultado obtido, ou seja, a própria raiz não for um decimal infinito não periódico. Sendo assim, a raiz de números como: