Como fazer a inoculação?

Índice

Como fazer a inoculação?

Como fazer a inoculação?

Não fazer a inoculação dentro das caixas da semeadora; Inocular e semear em seguida; Não utilizar menos de 100 mL de inoculante líquido por saca de 50 kg de sementes; Ao usar inoculante turfoso, você pode utilizar uma solução açucarada a 10% para aumentar a aderência.

O que é inoculação de microrganismos?

Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.

Quais os benefícios obtidos pela inoculação da soja?

Benefícios obtidos pela inoculação e coinoculação da soja A tecnologia da fixação biológica do nitrogênio (FBN) é uma das mais impactantes para a sustentabilidade da produção de soja no Brasil.

Quando é obrigatório o uso de inoculantes em soja?

Alternativamente, esses nutrientes podem ser aplicados via foliar até 15 dias após a emergência. A recomendação da quantidade desses nutrientes em soja, segundo a Embrapa, é de 12 a 25 g/ha de Mo e 2 a 3 g/ha de Co. 1.É obrigatório o uso de inoculantes em áreas de primeiro cultivo de soja, ou em áreas não cultivadas a anos.

Como fazer a inoculação de sementes?

O modo convencional de fazer a inoculação é via tratamento de sementes (ou TS), ou seja, aplicando-se a bactéria na semente. Esse método permite também que sejam feitos os TS com fungicidas, nematicidas, inseticidas ou uso de micronutrientes (como cobalto e molibdênio, fundamentais no processo de FBN), simultaneamente.

Como evitar a semeadura de soja?

Evitar semear “no pó”, pois isto sensibiliza as bactérias, além de não ser a condição ideal de semeadura (veja mais sobre semeadura de soja aqui); 6.

Postagens relacionadas: