Até quando pode ser feita a prova de vida?
Até quando pode ser feita a prova de vida?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou, por meio da Portaria nº 1.321/2021, publicada no Diário Oficial da União, o calendário de prova de vida até agosto de 2022.
Como fazer a prova de vida?
Caso o prazo não seja estendido novamente, o beneficiário terá que fazer a prova de vida, mesmo que a pandemia ainda não tenha acabado. Nesse caso, há três opções para o segurado: se dirigir à agência bancária em que recebe o benefício; realizar a comprovação pelo aplicativo; ou fazer uma procuração.
Como fazer a prova de vida pelo celular?
Para o recadastro é preciso tirar uma selfie e informar um documento digital (Título de Eleitor ou Carteira de Habilitação Nacional). A prova de vida pelo celular pode ser concluída em poucos minutos. Quem se aposentou ou teve a pensão liberada recentemente não precisa fazer a prova de vida durante a pandemia.
Qual a exigência para a prova de vida?
Durante a pandemia, houve algumas alterações para a realização da prova de vida, uma vez que há a necessidade de proteger aqueles que são aposentados e são do grupo de risco, acima dos 60 anos.
Como fazer a prova de vida no INSS?
O segurado do INSS que não puder comparecer ao banco ou agência do INSS, por motivos de doença e dificuldades de locomoção, poderá realizar a prova de vida por meio de um procurador. Para isso é necessário fazer uma procuração com os seguintes dados do beneficiário e da pessoa autorizada: