Quais os principais agentes Etiologicos da meningite?

Índice

Quais os principais agentes Etiologicos da meningite?

Quais os principais agentes Etiologicos da meningite?

Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:

  • Neisseria meningitidis (meningococo)
  • Streptococcus pneumoniae (pneumococo)
  • Haemophilus influenzae.
  • Mycobacterium tuberculosis.
  • Streptococcus sp., especialmente os do Grupo B.
  • Listeria monocytogenes.
  • Escherichia coli.

Como são classificadas as meningites?

A meningite pode ser classificada de acordo com o microrganismo que a desencadeou, isto é, de acordo com o seu agente etiológico: meningite bacteriana, Page 12 12 meningite viral e meningite fúngica (DEVINSKY, 2001) ou pode ser classificada como piogênica aguda (normalmente bacteriana), linfocítica aguda (viral) e ...

Quais os principais agentes bacterianos das meningites humanas?

Os principais agentes bacterianos causadores de meningite são:

  • Neisseria meningitidis (meningococo) Bactéria gram-negativa em forma de coco. ...
  • Mycobacterium tuberculosis. Bacilo não formador de esporos, sem flagelos e que não produz toxinas. ...
  • Haemophilus influenzae. ...
  • Streptococcus pneumoniae.

Quais as características do líquor?

O líquor normal é límpido e incolor, como “água de rocha”. Nos processos infecciosos, ocorre o aumento de elementos figurados (células), causando turvação, cuja intensidade varia de acordo com a quantidade e o tipo desses elementos.

Quem é o reservatório da meningite?

O Quadro 1 apresenta a lista com os principais agentes etiológicos de meningite: O principal reservatório é o homem. No caso da meningite tuberculosa, outros animais, em especial o gado bovino, podem ser reservatórios da doença. No entanto, o homem com a forma pulmonar bacilífera é o reservatório de maior importância epidemiológica.

Qual o objetivo principal da meningite?

Como objetivo principal foi definido o que é meningite, suas peculiaridades e a forma de identifica-la laboratorialmente, descrevendo as diferenças clínicas e elucidando o diagnóstico diferencial entre as meningites bacterianas e virais.

Quais foram os critérios de inclusão das meningites?

Foram seguidos critérios de inclusão os materiais que tivessem como foco o diagnóstico laboratorial e aspectos clínicos/laboratoriais das meningites, principalmente as virais e bacterianas, e que apresentassem em seu conteúdo palavras chave, tais como: meningite, líquor, líquido cefalorraquidiano, meningite bacteriana e meningite viral.

Como são classificadas as meningites?

As meningites são classificadas como um processo inflamatório das meninges (pia-máter, dura-máter e aracnoide), sendo essas membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro. (19, 10) As meningites são chamadas de paquimeninge quando atingem a dura-máter e de leptomeninge, quando atingem a aracnoide e a pia-máter. (5)

Postagens relacionadas: