O que é JBP?

O que é JBP?
O Joint Business Plan (JBP) ou Plano de Negócio é um conjunto de estratégias executadas a longo prazo entre indústria e varejo, visando alcançar resultados positivos para todas as partes, incluindo o consumidor final.
Como elaborar um JBP?
Para que o JBP funcione é preciso que os dois lados não pensem apenas nos seus próprios interesses e criem o plano juntos, pensando em longo prazo e de forma multifuncional. Para isso é importante que estejam alinhados tecnologicamente e escolham pessoas capacitadas para a empreitada.
Como fazer um plano de negócios simples e prático?
Como fazer um Plano de Negócios?
- Descrição do seu empreendimento e o diferencial dele no mercado.
- Missão do seu negócio.
- Descrição do perfil dos empreendedores e dos funcionários – caso ainda esteja recrutando, isso irá te auxiliar nos processos seletivos!
- Quais serão os produtos, serviços e os principais benefícios.
Como montar um plano de negócio em 8 passos?
Veja 8 passos para fazer um plano de negócios na prática
- Resumo executivo. O sumário executivo deve conter de uma a três páginas e traz uma visão geral do plano de negócios. ...
- Descrição geral e modelo de negócio. ...
- O plano de marketing. ...
- O plano gerencial. ...
- O plano operacional. ...
- O plano jurídico. ...
- O plano financeiro.
Quais são os benefícios do JBP?
Os benefícios do JBP (Joint Business Plan) ou plano comercial anual, como o aumento de vendas e da massa de margem, são reconhecidos pelo varejista.
Como a JBP pode alavancar o seu potencial?
A maioria das organizações de vendas das grandes indústrias se envolvem em algum tipo de JBP com seus maiores clientes KAs, mas muitas dessas implementações não o alavancam em todo o seu potencial pois cometem alguns erros graves:
Quando surgiram os primeiros movimentos em direção a um JBP?
Os primeiros movimentos em direção a um JBP foram feitos quando o Gerenciamento de Categoria apareceu na década de 1990 com ferramentas como o Scorecard de Categoria. Em uma entrevista a Presidente da P&G Brasil disse que: “A solução para execução só vai vir se varejo e indústria trabalharem juntos”.