Como dividir um número inteiro por uma fração?

Índice

Como dividir um número inteiro por uma fração?

Como dividir um número inteiro por uma fração?

Para dividir frações por um número inteiro, tudo o que precisa é converter o número inteiro numa fração, encontrar o inverso, e multiplicar o resultado pela primeira fração. Multiplica-se a primeira fração, pelo inverso da segunda.

Como fazer conta com duas frações?

Portanto, para solucionar a divisão de frações basta seguir as orientações abaixo:

  1. Conserva-se a primeira fração.
  2. Inverte-se a segunda fração ou as demais em seguida.
  3. Multiplica-se os numerados com numeradores, e denominadores com denominadores.
  4. Simplifica-se o resultado até atingir uma fração irredutível.

Como resolver divisão de três frações?

c) Na operação de divisão devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração, ou seja, multiplica o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplica o denominador da primeira pelo numerador da segunda. Portanto, 3/5 dividido por 1/10 é igual a 6.

Como calcular fração vezes número inteiro?

Para multiplicar um número inteiro por uma fração devemos multiplicar apenas o numerador da fração e repetir o denominador.

O que é um número inteiro numa fração?

Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.

Como fazer cálculos com frações?

  1. Passo 1: Calcular o mínimo múltiplo comum entre os denominadores. ...
  2. Passo 2: Reescrever as frações com o novo denominador, deixando o espaço do numerador para os números que serão encontrados no passo seguinte. ...
  3. Passo 3: Encontre os numeradores das novas frações.

Como se faz a soma de frações?

Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo). Entenda nos exemplos: Exemplos com denominadores iguais. Uma fração deve ser simplificada até se tornar irredutível, a exemplo de 20/2 = 10/1.

Como se calcula uma fração?

  1. Passo 1: Calcular o mínimo múltiplo comum entre os denominadores. ...
  2. Passo 2: Reescrever as frações com o novo denominador, deixando o espaço do numerador para os números que serão encontrados no passo seguinte. ...
  3. Passo 3: Encontre os numeradores das novas frações.

Como calcular com frações?

Tipos de Frações

  1. Fração Própria. São frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um número menor que um inteiro. ...
  2. Fração Imprópria. São frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o inteiro. ...
  3. Fração Aparente. ...
  4. Fração Mista. ...
  5. Adição. ...
  6. Subtração. ...
  7. Multiplicação. ...
  8. Divisão.

Como calcular número vezes fração?

O processo de multiplicar uma fração pela outra é simples e basta multiplicar o numerador de uma fração pelo numerador (o número de cima) da outra fração, e multiplicar o denominador (o número de baixo) de uma pelo denominador da outra.

Como realizar a divisão de uma fração por outra fração?

Olá, amigos do meu canal no YouTube. Eu sou o professor Demóclis Rocha e neste vídeo apresentarei “Como Realizar a Divisão de uma Fração por outra Fração”.Va... Olá, amigos do meu canal no YouTube. Eu sou o professor Demóclis Rocha e neste vídeo apresentarei “Como Realizar a Divisão de uma Fração por outra Fração”.Va...

Como dividir um número por uma fração?

Se uma fração estiver dividindo um número a, temos: E se um número divide uma fração: Exemplo 2) Veja abaixo uma divisão de um número por uma fração: Exemplo 3) Note a diferença. Este caso é o contrário do exemplo 2:

Como resolver a fração por fração?

FRAÇÃO POR FRAÇÃO. A divisão de uma fração por outra fração pode ser resolvido de diversas formas, mas a mais recomendada é o produto da inversão da segunda fração, mantendo a primeira. Agora, multiplicamos os numeradores e depois os denominadores.

Como fazer a multiplicação de frações?

É importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador. Na multiplicação de frações basta multiplicar um numerador pelo outro e, de seguida, um denominador pelo outro. A multiplicação é feita dessa forma independentemente do número de frações. Como fazer no caso abaixo?

Postagens relacionadas: