Pode descontar declaração de comparecimento?

Pode descontar declaração de comparecimento?
Para comprovar e justificar essa ausência, o funcionário deve apresentar a declaração de comparecimento, podendo a empresa abonar ou não as horas, sem desconto em banco de horas ou no salário.
Quais faltas são abonadas?
a paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho; a ausência do empregado por até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento; a falta ao serviço com fundamento na lei sobre o acidente do trabalho; a doença do empregado, devidamente comprovada.
Como justificar a falta ao trabalho por motivos de saúde?
Faltar ao trabalho por motivos de saúde. Segundo o Código do Trabalho, são consideradas justificadas as faltas ao trabalho por motivo de doença, o que engloba a interrupção do trabalho para ir a uma consulta médica, fazer exames ou análises.
Quais são os motivos para faltar ao trabalho?
Estão ainda previstos outros motivos para faltar ao trabalho, tais como: representação coletiva de trabalhadores; tarefas associadas ao facto de ser candidato a um cargo público (durante o período de campanha eleitoral); e outras faltas definidas pelo próprio empregador como justificáveis. Que direitos tenho por trabalhar ao domingo?
Como justificar a falta de um funcionário?
Por esta razão, os empregadores muitas vezes limitam a quantidade de faltas que um funcionário pode ter e exigem uma boa justificativa pela ausência. Se você faltou no trabalho, ou se tem uma falta planejada para um futuro próximo, dê ao seu empregador uma carta com a justificativa.
Qual a justificação de uma falta justificada?
Claro que a justificação dependerá sempre de um comprovativo. No entanto, o facto de ser uma falta justificada não quer dizer que não implique uma perda na remuneração do trabalhador.