Quais são os principais entraves da cabotagem no Brasil?

Índice

Quais são os principais entraves da cabotagem no Brasil?

Quais são os principais entraves da cabotagem no Brasil?

A burocracia, os custos elevados com mão de obra e a alta carga tributária são os principais entraves para a cabotagem no Brasil, navegação de cargas entre portos de um mesmo país, que pode conectar portos marítimos e fluviais, constatou a pesquisa Transporte Aquaviário – Cabotagem 2013 divulgada pela CNT (Confederação ...

Como funciona a navegação de cabotagem no Brasil?

Apesar de seu potencial, a navegação de cabotagem no Brasil está muito restrita à movimentação de poucos produtos, sobretudo ao transporte de petróleo entre as plataformas marítimas e o continente – decorrência de o país ser um grande produtor de petróleo offshore. Entre 20, o petróleo representou 75% da carga total movimentada.

Quando começou a utilização da cabotagem?

A utilização da cabotagem se popularizou por volta da década de 1930. Porém, esse progresso foi interrompido a partir do investimento extenso por parte dos presidentes na malha rodoviária, que é a principal utilizada pelo nosso país até nos dias atuais — permitindo a ampla utilização desse modal.

Qual o custo de envio de cargas por cabotagem?

Se comparado aos custos de envio de cargas através do modal rodoviário, existem estimativas que apontam que a cabotagem ofereça um custo até 30% menor. Na prática, isso representa maior lucratividade para as empresas, produtos mais baratos para os clientes e maior competitividade entre as organizações.

Por que o termo cabotagem é tão difundido?

Provavelmente, você já tenha escutado o termo cabotagem em algum assunto relacionado a movimentação de cargas. No Brasil, essa forma de transporte ainda é pouco difundida e conhecida, todavia, apresenta um grande potencial estratégico, pelas vantagens que oferece aliado ao baixo custo quando comparado a outros modais logísticos.

Postagens relacionadas: