O que é dilatação superficial e volumétrica?

Índice

O que é dilatação superficial e volumétrica?

O que é dilatação superficial e volumétrica?

Na física, definimos a dilatação como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à variação da temperatura. ... Sendo assim, consideramos a dilatação como uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas ou átomos de um objeto.

Como ocorre a dilatação volumétrica?

A dilatação volumétrica ocorre nas três dimensões de um corpo que apresenta um volume inicial qualquer. A determinação da variação do volume (ΔV) sofrida pelo corpo depende do volume inicial (V0), do coeficiente de dilatação volumétrica (γ) e da variação de temperatura (ΔT).

O que ocorre na Dilatacao superficial?

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.

Como calcular Dilatacao superficial e Volumetrica?

Dilatação Térmica

  1. Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura.
  2. ΔL = L0.α.Δθ
  3. ΔL: Variação do comprimento (m ou cm) L0: Comprimento inicial (m ou cm) ...
  4. ΔA = A0.β.Δθ
  5. ΔA: Variação da área (m2 ou cm2) ...
  6. β = 2 . ...
  7. ΔV = V0.γ.Δθ
  8. ΔV: Variação do volume (m3 ou cm3)

O que é dilatação volumétrica dos sólidos?

A dilatação volumétrica é um tipo de dilatação térmica, nela considera-se o volume, ou seja essa dilatação ocorre nas três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ela é ocasionada pelo aquecimento da substância.

O que é dilatação superficial ou também chamada de área?

Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.

O que é dilatação volumétrica exemplo?

Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.

O que é dilatação térmica volumétrica e sua fórmula de exemplo?

O aumento da temperatura de um corpo geralmente produz aumento em seu volume, seja em líquidos ou em sólidos. De maneira similar à dilatação linear, o aumento do volume será proporcional à variação de temperatura, caso ela seja menor do que 100°C.

Quais fatores são importantes na dilatação superficial?

A dilatação superficial é causada pelo aumento da temperatura sobre um objeto. Ela é proporcional à área inicial e à variação de temperatura sobre o corpo. Quando um objeto que possui dimensões de largura e altura é submetido a uma variação de temperatura, ele sofre variação em suas dimensões.

O que é dilatação de furos?

Novamente, é importante lembrar que quando há um aumento de temperatura o volume aumenta (dilatação), e quando diminui-se a temperatura, o volume diminui (contração). O raciocínio das superfícies com furos também é válido para sólidos com furos, vazados. Se a temperatura aumenta, o espaço vazio também se dilata.

Qual é a dilatação volumétrica?

Dilatação Volumétrica. Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.

Qual é o tipo de dilatação superficial?

Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ...

Como descobrir o coeficiente de dilatação superficial?

Pode-se perceber que se conhecermos o valor do coeficiente de dilatação linear, basta multiplicar por 2 para descobrirmos o coeficiente de dilatação superficial. Representa-se o coeficiente de dilatação superficial da seguinte forma: O raciocínio desenvolvido acima pode ser aplicado para o volume de um objeto.

Como calcular a dilatação?

ΔV = V0.γ.Δθ Para calcular a dilatação é preciso considerar o coeficiente dos materiais. É de acordo com os materiais de que são feitos os corpos que os mesmos têm mais ou menos propensão de se dilatar. Confira a tabela em Dilatação Térmica.

Postagens relacionadas: