Como analisar CBR?
Índice
- Como analisar CBR?
- Qual o CBR ideal?
- O que é o CBR do solo?
- Como calcular o índice de suporte Califórnia?
- Qual o CBR ideal para Sub-base?
- Qual a diferença entre Proctor e CBR?
- O que é CBR na engenharia?
- O que é Proctor normal?
- O que é CBR pavimento?
- O que significa a sigla CBR em pavimentação?
- ¿Cómo se determina el índice CBR?
- ¿Qué significan las siglas CBR?
- ¿Cómo se ejecuta la prueba CBR?
- ¿Qué es el ensayo de CBR?
Como analisar CBR?
Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.
Qual o CBR ideal?
Já os solos grossos, como pedregulhos e as britas graduadas, situam-se em patamares de 50% a 100%, podendo atingir valores mais elevados. Como parâmetros de projeto, pisos e pavimentos rígidos requerem CBR > 8%, enquanto que os pavimentos flexíveis exigem valores de CBR > 12%.
O que é o CBR do solo?
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
Como calcular o índice de suporte Califórnia?
Para determinação do Índice de Suporte de Califórnia usou se a equação ISC = [((pressão calculada)/(pressão padrão)). 100] também fornecida pela NBR 9895 (ABNT, 1987).
Qual o CBR ideal para Sub-base?
Mesmo que o C.B.R. ou I.S. da sub-base seja superior a 20, a espessura do pavimento necessário para protegê-la é determinada como se esse valor fosse 20 e, por esta razão, usam-se sempre os símbolos, H20 e h20 para designar as espessuras de pavimento sobre sub-base e a espessura de sub-base, respectivamente.
Qual a diferença entre Proctor e CBR?
No Ensaio de CBR ou ISC é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada pelo método Proctor.
O que é CBR na engenharia?
O ensaio do índice de suporte califórnia, também chamado pelo original em inglês – California Bearing Ratio (CBR) – é o principal método de avaliação da resistência do solo para o dimensionamento de pavimentos pelo método do DNER (1981). ... Assim começou a surgir o primeiro método para o dimensionamento de pavimentos.
O que é Proctor normal?
O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal). ... É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.
O que é CBR pavimento?
O ensaio do índice de suporte califórnia, também chamado pelo original em inglês – California Bearing Ratio (CBR) – é o principal método de avaliação da resistência do solo para o dimensionamento de pavimentos pelo método do DNER (1981).
O que significa a sigla CBR em pavimentação?
Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.
¿Cómo se determina el índice CBR?
Las probetas para determinar el Índice CBR se compactan con la humedad óptima, se enrasan y se pesan. Si la probeta va a sumergirse se toman dos muestras para determinar la humedad de compactación: una antes y otra después de compactar; se calcula la media de las dos.
¿Qué significan las siglas CBR?
Las siglas CBR significan Californian Bearing Ratio y proviene de que este ensayo fue desarrollado, antes de la segunda guerra mundial, por el Departamento de Transportes de California.
¿Cómo se ejecuta la prueba CBR?
El procedimiento de ejecución de la prueba CBR consta de los siguientes pasos: Determinación de la humedad óptima y densidad máxima de las muestras de suelo mediante el ensayo Proctor modificado o normal. Añadir agua a una muestra de suelo para alcanzar la humedad óptima.
¿Qué es el ensayo de CBR?
A continuación pasa a describirse los detalles del ensayo de CBR. La prueba del CBR consiste en determinar la carga que hay que aplicar a un pistón circular de 19,35 cm2 para introducirlo en una muestra de suelo a una velocidad de 1,27 mm/min y hasta obtener una penetración de 2,54 mm.