Como ocorre a ativação de um linfócito B?

Índice

Como ocorre a ativação de um linfócito B?

Como ocorre a ativação de um linfócito B?

ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS B Para ativação, é preciso que o BCR ligue-se a um epítopo antigênico, o que desencadeia uma sequência de eventos intracelulares. Além do reconhecimento do antígeno, a ativação dos LB depende também de um segundo sinal ativador.

Como funciona o linfócito B?

Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a chamada imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos.

Como acontece a ativação de células T CD4?

Os timócitos que expressam CD4 e CD8 migram do córtex para a medula tímica e passam pelo processo de seleção negativa. Na seleção negativa, os timócitos entram em contato com células dendríticas e macrófagos que lhes apresentam antígenos próprios (autoantígenos).

O que define ou caracteriza a especificidade dos linfócitos?

Os linfócitos T e B portanto possuim em sua membrana receptores que demonstram um grau de especificidade de reconhecimento por um antígeno, similar ao encontrado nos anticorpos séricos. As célula B possuim como receptores de imunoglobulinas pertencentes seja ao isotipo m , seja d .

Onde são produzidos os linfócitos B?

Todos os linfócitos se originam na medula óssea vermelha, mas os linfócitos T completam a sua maturação no timo, enquanto os linfócitos B saem da medula já como células maduras. Por esse motivo, a medula óssea e o timo são chamados órgãos linfoides centrais.

Como se dá a ativação dos linfócitos B?

A ativação dos linfócitos B antígeno-específicos se dá pela ligação do antígeno as moléculas de Ig de membrana, que, em conjunto com a Igα e Igβ, formam o receptor de antígeno de células B maduras (BCR).

Qual a substância mais importante para o desenvolvimento dos linfócitos?

A IL-4 é a mais importante de todas e fundamental para o desenvolvimento dos linfócitos B, sendo produzidas pelos LTh2 (LThelpers-2). O antígeno proteico necessita da participação dos LTh.

Qual a função da imunidade humoral?

A imunidade humoral consiste no mais importante mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e as substâncias tóxicas que produzem, como é o caso da Clostridium tetani, bactéria causadora do tétano.

Como funcionam os complexos imunes foliculares?

Ligação ao CD40 e o contato prolongado com células T helper foliculares são necessários, além da ligação ao antígeno, para sustentar as células B dos centros germinativos. Os complexos imunes ligam-se à superfície das células dendríticas foliculares. Estes antígenos persistem por um longo período de tempo (na forma de imunocomplexos).

Postagens relacionadas: