O que causa discinesia escapular?

Índice

O que causa discinesia escapular?

O que causa discinesia escapular?

Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.

O que é discinesia escapular?

A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.

Como avaliar a discinesia escapular?

Diagnóstico. O diagnóstico da discinesia escapular é feito com base no exame clínico constituído por inspeção da posição escapular durante o repouso e do comportamento da escápula durante a elevação do membro superior.

Quais são os tipos de discinesia escapular?

Os movimentos das escápulas acontecem em três níveis: o sagital, que é a inclinação anterior e posterior; o frontal, caracterizado pela rotação; e o transverso, que é a rotação interna e externa. Qualquer alteração em um desses movimentos, independente da causa, é nomeada de discinesia da escápula.

Como tratar a discinesia escapular?

O tratamento para discinesia escapular depende da causa e gravidade de cada caso....Porém, o tratamento fundamental envolve a fisioterapia para:

  1. Fortalecer e ativar os músculos periescapulares;
  2. Melhorar a flexibilidade e a mobilidade do local;
  3. Trabalhar o controle muscular do paciente.

O que é a discinesia?

A discinesia tardia é uma doença neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos, geralmente da mandíbula, dos lábios e da língua. Algumas pessoas afetadas também experimentam movimento involuntário das extremidades ou dificuldade respiratória.

Quais os sintomas de discinesia escapular?

Sintomas

  • Dor ao redor da escápula.
  • Perda de força do membro do lado acometido com dificuldade de levantar o braço acima dos ombros.
  • Formigamentos no braço.
  • Estalos na região superior do braço.
  • Compressão das estruturas neurovasculares que inervam e irrigam todo o membro superior.
  • Tendinites.

Como corrigir escápula?

O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.

Como melhorar a discinesia?

O Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos, acaba de aprovar a droga valbenazine (nome comercial Ingrezza) para o tratamento de adultos com discinesia tardia. Este é o primeiro medicamento aprovado pelo FDA para esta condição.

O que caracteriza a discinesia tardia?

A discinesia tardia é uma doença neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos, geralmente da mandíbula, dos lábios e da língua. Algumas pessoas afetadas também experimentam movimento involuntário das extremidades ou dificuldade respiratória.

Como é feito o diagnóstico da discinesia escapular?

O diagnóstico da discinesia escapular é feito com base no exame clínico constituído por inspeção da posição escapular durante o repouso e do comportamento da escápula durante a elevação do membro superior. Quando houver suspeita clínica, o exame que faz o diagnóstico das lesões neurológicas e de sua magnitude é a eletroneuromiografia (ENMG).

Quais são os tipos de discinesia?

Os diferentes tipos de discinesia, de acordo com a classificação de Kiebler, envolvem diferentes padrões de desbalanços musculares, a serem corrigidos: Um achado comum associado à discinesia escapular do tipo 1 é o encurtamento da musculatura que se liga ao processo coracóide.

Qual a função da escápula?

A escápula tem uma importante função, dentro dos mecanismos de movimento dos membros superiores, mais especificamente dos ombros. Por isso, desvios e desordens como a discinesia escapular (também conhecida como escápula alada) trazem inúmeros problemas de mobilidade ou funcionalidade.

Quais são os movimentos das escápulas?

Os movimentos das escápulas acontecem em 3 planos: – Sagital (inclinação anterior e posterior); – Frontal (rotação); – Transverso (rotação interna e externa). Para que não haja problemas nos movimentos escapulares, é fundamental que todos estes movimentos não apresentem variações em sua mecânica natural.

Postagens relacionadas: