O que é estabilização da tutela de urgência?
Índice
- O que é estabilização da tutela de urgência?
- O que causa a estabilidade da tutela provisória concedida?
- O que é a estabilidade da tutela antecipada?
- É possível existir tutelas cautelares estabilizadas?
- Em que consiste a estabilização da tutela antecipada e quais seus requisitos?
- Em qual tipo de tutela de urgência é possível a estabilização de seus efeitos?
- E absoluta a regra que proíbe a tutela provisória com efeitos irreversíveis?
- Quais os meios processuais impedem a estabilização da tutela provisória?
- O que ocorre se o réu não recorrer dessa decisão que concedeu a tutela antecipada?
- Qual a estabilização das tutelas provisórias de urgência antecipadas?
- Qual é a tutela provisória de urgência?
- Quando são concedidas as tutelas provisórias?
- Qual a possibilidade de estabilização da tutela antecipada?
O que é estabilização da tutela de urgência?
Estabilização da tutela antecipada: conceito, constitucionalidade e origem. A estabilização da tutela de urgência satisfativa é técnica de monitorização do processo civil brasileiro, generalizada para situações de urgência e para a tutela provisória satisfativa.
O que causa a estabilidade da tutela provisória concedida?
A tutela provisória satisfativa de urgência está prevista no art. 300, da Lei nº 13. 105, de 16 de março de 2015 (CPC/2015). ... A estabilidade da tutela urgente será lograda se a decisão que a conceder não for objeto de recurso e seus efeitos serão conservados por dois anos3.
O que é a estabilidade da tutela antecipada?
Pode-se dizer que a “estabilização da tutela antecipada” busca prestigiar a tutela jurisdicional de cognição sumária, mediante a adoção de uma espécie de cognição exauriente eventual a depender da manifestação de vontade da parte ré, contra a qual foi deferida a tutela antecipada.
É possível existir tutelas cautelares estabilizadas?
Ao analisar o mencionado dispositivo legal conclui-se que a estabilização somente é cabível quando tratar-se de concessão de tutela antecipada antecedente e, portanto, incabível tal efeito na hipótese de tutela cautelar, tutela de evidência ou, ainda, quando requerida de modo incidental.
Em que consiste a estabilização da tutela antecipada e quais seus requisitos?
A estabilização da tutela antecipada antecedente reúne as características essenciais da técnica monitória: (a) há o emprego da cognição sumária com o escopo de rápida produção de resultados concretos em prol do autor; (b) a falta de recurso do réu contra a decisão antecipatória acarreta-lhe imediata e intensa ...
Em qual tipo de tutela de urgência é possível a estabilização de seus efeitos?
A tutela provisória de urgência antecipada antecedente e a estabilização de seus efeitos. Na inteligência do que define o artigo 304 do Código de Processo Civil, a tutela antecipada, requerida em caráter antecedente, torna-se estável, se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso.
E absoluta a regra que proíbe a tutela provisória com efeitos irreversíveis?
FFPC 419: Não é absoluta a regra que proíbe a tutela provisória com efeitos irreversíveis. Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode exigir uma caução, real ou fidejussória, como uma espécie de contracautela (garantia do juiz).
Quais os meios processuais impedem a estabilização da tutela provisória?
304, do novel diploma processual civil, entende que somente a interposição do recurso de agravo de instrumento por parte do réu possui o condão de impedir a estabilização da tutela provisória de urgência antecipada (satisfativa) requerida em caráter antecedente.
O que ocorre se o réu não recorrer dessa decisão que concedeu a tutela antecipada?
304. A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303,1 torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso. § 1º No caso previsto no caput, o processo será extinto.
Qual a estabilização das tutelas provisórias de urgência antecipadas?
O presente trabalho pretende analisar a estabilização das tutelas provisórias de urgência antecipadas quando requeridas em caráter antecedente. O novo Código de Processo Civil de 2015 buscou simplificar o sistema das tutelas designando como gênero as Tutelas Provisórias, as quais se dividem em duas espécies: Tutelas de Urgência e de Evidência.
Qual é a tutela provisória de urgência?
Portanto, tutela provisória é gênero que contém duas espécies: a tutela provisória de urgência e a tutela provisória de evidencia. A tutela provisória de urgência, por sua vez, é composta pela tutela antecipada e pela tutela cautelar.
Quando são concedidas as tutelas provisórias?
No que concerne ao momento em que são concedidas, as tutelas provisórias podem ser concedidas a qualquer tempo e grau de jurisdição, mesmo na sentença ou após ela, enquanto ainda pendente de definitividade a decisão judicial. Conforme escrevem Luiz Guilherme Marinoni, Sérgio Cruz Arenhart e Daniel Mitidiero: [3]
Qual a possibilidade de estabilização da tutela antecipada?
Seguindo a linha da efetividade processual, o CPC/15 trouxe a possibilidade de estabilização da tutela antecipada concedida de forma antecedente (art. 303), ou seja, o pedido antecipatório é realizado antes da propositura da ação principal quando demonstrado o perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo.