Quando ocorre a fecundação das gimnospermas?
Índice
- Quando ocorre a fecundação das gimnospermas?
- Como é formada a semente da gimnospermas?
- Onde ocorre a fecundação nas plantas angiospermas?
- Como se dá a fecundação nas coníferas?
- Como ocorre a fecundação das angiospermas e gimnospermas?
- Como se forma o endosperma?
- Como resultado da dupla fecundação ocorre?
- Qual é a reprodução do Pinheiro?
- Quais são as partes do Esporófito de uma conífera?
- Qual a diferença entre as gimnospermas e as outras?
- Como ocorre a fecundação?
- Como ocorre a fecundação do óvulo feminino?
- Como funcionam os frutos das angiospermas?
Quando ocorre a fecundação das gimnospermas?
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
Como é formada a semente da gimnospermas?
As sementes originam-se a partir da fecundação da oosfera (gameta feminino), contido no óvulo. Em gimnospermas, o zigoto produzido forma o embrião, que permanecerá envolvido por um tecido nutritivo do gametófito feminino. ... As sementes são revestidas por um tegumento que é proveniente das paredes do óvulo.
Onde ocorre a fecundação nas plantas angiospermas?
No interior do óvulo, ele adentra em uma das duas sinérgides e libera os dois gametas e o núcleo do tubo. Um dos gametas encontra a oosfera e o outro une-se aos núcleos polares. Como os dois gametas participam do processo, dizemos que ocorre uma dupla fecundação, uma característica marcante das angiospermas.
Como se dá a fecundação nas coníferas?
Uma das células do grão de pólen, a célula generativa, se divide por mitose, formando os dois gametas masculinos, que nas coníferas não possuem flagelos. Essas células penetram no tubo polínico e uma delas fecunda a oosfera, originando o zigoto, enquanto a outra se degenera.
Como ocorre a fecundação das angiospermas e gimnospermas?
– Ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação através de um tubo polínico. No entanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento. ... – Angiospermas e gimnospermas têm vasos e células. O sistema vascular é comum a ambos constituídos de conjunto e feixes vasculares.
Como se forma o endosperma?
A união do gameta masculino com a oosfera produzirá o embrião, enquanto a união do gameta com os núcleos polares levará à formação do endosperma. Esse último destaca-se por ser um tecido triploide rico em nutrientes que fornecerá alimento para o embrião em desenvolvimento.
Como resultado da dupla fecundação ocorre?
Como resultado da dupla fecundação, haverá a formação do embrião e do endosperma. A união do gameta masculino com a oosfera produzirá o embrião, enquanto a união do gameta com os núcleos polares levará à formação do endosperma.
Qual é a reprodução do Pinheiro?
No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.
Quais são as partes do Esporófito de uma conífera?
O esporófito do pinheiro possui estruturas chamadas de estróbilos ou cones, que apresentam escamas onde estão localizados seus esporângios (estrutura onde são produzidos os esporos).
Qual a diferença entre as gimnospermas e as outras?
Uma diferença em relação as outras gimnospermas é que são plantas decíduas, ou seja, suas folhas caem no outono. Acredita-se que não ocorra uma população natural dessa espécie em nenhuma área do mundo, porém esta árvore encontra-se preservada em templos na China e no Japão. São utilizadas como plantas ornamentais em diversos países.
Como ocorre a fecundação?
Ao ocorrer a fecundação, é formado o zigoto que se desenvolve e origina um embrião que, à medida que se transforma, faz com que o óvulo transforme-se em uma semente para protegê-lo. Todo o processo pode ser simplificado na imagem abaixo.
Como ocorre a fecundação do óvulo feminino?
Os estróbilos femininos passam pelo mesmo processo, mas produzem os megasporângios, que são resultantes nos megásporos que formam o gametófito feminino, que é o óvulo que contém a oosfera. A fecundação se dá por meio da polinização, ocasionada em essência devido ao vento que transporta o grão de pólen até o óvulo.
Como funcionam os frutos das angiospermas?
Os frutos das angiospermas também funcionam como um atrativo para animais, que ajudam na dispersão das sementes. Ao ingerir o fruto, as sementes não são digeridas, pois apresentarem uma cutícula protetora, e são liberadas junto com as fezes, o que pode aumentar a distribuição geográfica daquela planta.