Como ocorre a reprodução nas araucárias?
Índice
- Como ocorre a reprodução nas araucárias?
- Como são as araucárias?
- Como é o ciclo reprodutivo das angiospermas?
- Qual o tempo de crescimento de uma araucária?
- Quantos anos um pinheiro produz?
- Para que serve a madeira do pinheiro?
- Qual o ciclo de produção das Araucárias?
- Como se faz o cultivo da araucária?
- Qual a origem do termo Araucaria?
- Quais são os frutos de araucárias?
Como ocorre a reprodução nas araucárias?
A reprodução ocorre de forma que o vento transporte o pólen das plantas masculinas até as plantas femininas. Esse tipo de polinização é chamado de anemófila. Por ser uma gimnosperma, após o óvulo ser fecundado ela se transforma em semente, que por sua vez não tem a defesa do ovário.
Como são as araucárias?
Com até 50 metros de altura, tronco reto e cilíndrico, folhas pontiagudas e flores secas, a árvore é conhecida não só pelas características marcantes, mas também pela semente: o pinhão. Ricas em reservas energéticas e aminoácidos, as sementes ficam agrupadas nas pinhas que, quando maduras, podem pesar até cinco quilos.
Como é o ciclo reprodutivo das angiospermas?
A reprodução das angiospermas inicia com a polinização. A polinização é o transporte do grão de pólen da antera até o estigma, onde se forma o tubo polínico. Ao se instalar no estigma, o grão de pólen germina e forma o tubo polínico. Este cresce, através do estilete, até atingir o óvulo, no ovário.
Qual o tempo de crescimento de uma araucária?
Normalmente, a araucária começa a produzir pinhões alcança de 12 a 15 anos de idade e pelo menos oito metros de altura.
Quantos anos um pinheiro produz?
Durante a fase de germinação e crescimento até dois anos, o pinheiro se desenvolve melhor em áreas levemente sombreadas, sendo que após este período a exposição ao sol é essencial ao crescimento e desenvolvimento adequados. O pinheiro possui crescimento lento e começa a produzir a partir dos 20 anos aproximadamente.
Para que serve a madeira do pinheiro?
A madeira do pinheiro é caracterizada por ser geralmente branca e leve, de rápido crescimento. Devido a isso, ela é utilizada na fabricação da celulose, ou seja, na produção de papel.
Qual o ciclo de produção das Araucárias?
Uma árvore dá em média em torno de 40 pinhas ao ano, podendo chegar até a 200. Apesar da crença popular de que as araucárias produzem safras abundantes de sementes de forma cíclica, com intervalos de dois a três anos entre grandes safras, nenhum ciclo de produção foi encontrado por Souza e colaboradores.
Como se faz o cultivo da araucária?
O cultivo da araucária se faz basicamente por meio da semeadura, mas, embora pouco utilizada, a enxertia é também um método de propagação viável. Mudas de araucária com 1,5 a 2 anos de idade foram enxertadas com bons resultados, mas durante o desenvolvimento os ramos apresentaram plagiotropismo e ortotropismo .
Qual a origem do termo Araucaria?
O termo genérico Araucaria possui seu radical na palavra Arauco (na língua mapuche, “água calcária”), uma região do Chile, e o termo específico angustifolia provêm do latim “folhas estreitas”. É conhecida popularmente no Brasil como pinheiro-brasileiro, pinheiro-nacional, pinheiro-do-paraná, pinho ou araucária.
Quais são os frutos de araucárias?
As araucárias não têm frutos verdadeiros, ou seja, suas sementes não são envolvidas por uma polpa. Os pseudofrutos ficam agrupados nas pinhas que, maduras, assumem uma forma esférica, com um diâmetro de cerca de 15 a 30 cm, e chegam a pesar 5 kg.