Como funciona a captação de alimento dos poríferos?
Índice
- Como funciona a captação de alimento dos poríferos?
- Como ocorre a nutrição pelos coanócitos?
- O que são as células totipotentes das esponjas?
- Quais são as células que formam o corpo das esponjas?
- Como ocorre o processo de nutrição dos Cnidarios?
- Como ocorre a nutrição dos poríferos enfatizando a importância dos coanócitos nesse processo?
- O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?
- Quais são os sentidos das esponjas?
- Como ocorre a reprodução de esponjas?
- Como ocorre a fragmentação da esponja?
- Como funcionam as esponjas?
- Qual a estrutura de esponja?
Como funciona a captação de alimento dos poríferos?
Nutrição. Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. ... Resumidamente, o fluxo de nutrientes em um espongiário se inicia com a entrada de água pelos poros até a espongiocele e se finaliza com a saída dela pelo ósculo.
Como ocorre a nutrição pelos coanócitos?
Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos.
O que são as células totipotentes das esponjas?
Os amebócitos são células totipotentes que podem gerar qualquer outro tipo de célula no corpo das esponjas. Os porócitos são células que permitem a água no interior dos poríferos. Eles de dobram sobre si mesmas criando um poro. São essas células que vão formar os poros tão característicos do filo dos poríferos.
Quais são as células que formam o corpo das esponjas?
A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.
Como ocorre o processo de nutrição dos Cnidarios?
Alimentação dos cnidários Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas).
Como ocorre a nutrição dos poríferos enfatizando a importância dos coanócitos nesse processo?
Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.
O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?
Estes são células fagocitárias que participam da digestão. Também são capazes de se diferenciarem em outros tipos de células (células totipotentes); ... PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
Quais são os sentidos das esponjas?
Essas células, ao baterem os seus flagelos, criam uma corrente de água e, usando seu colarinho, captam partículas de alimento, o qual é engolfado por fagocitose. A figura representa a estrutura básica do corpo de uma esponja. As setas indicam o sentido da água no corpo do animal.
Como ocorre a reprodução de esponjas?
Em outra visão, analisamos que a maior parte das esponjas são hermafroditas. A reprodução sexuada, se forma por meio de gametas, formados em células chamadas gonócitos e saem da esponja pelo ósculo, penetrando em outra esponja por meio da corrente de água que passa pelos poros.
Como ocorre a fragmentação da esponja?
– Fragmentação (figura B): fragmentos de uma esponja dão origem a um novo indivíduo devido ao seu alto poder de regeneração. – Gemulação (figura C): ocorre a formação de gemas na esponja que ai se separar do corpo se desenvolve e da origem a um novo indivíduo.
Como funcionam as esponjas?
Alimentam-se pelo método da filtração, bombeando água por entre as paredes do corpo guardando as partículas de alimentos nas suas células. As esponjas não apresentam sistema nervoso nem respiratório, as trocas gasosas acontecem pelo método da difusão, do ambiente mais concentrado para o menos concentrado.
Qual a estrutura de esponja?
Existem três tipos de estrutura de esponja: Ascon, Sicon e Lêucon. A estrutura de Ascon é a mais simples, possui uma parede fina e poros que se abrem diretamente no átrio da esponja. É completamente revestida por coanócitos. Já a estrutura de Sicon possui dois canais, inalantes e radiais.