Como pode ser feita a interposição de recurso?
Índice
- Como pode ser feita a interposição de recurso?
- É possível recorrer de toda e qualquer decisão judicial independente do grau de jurisdição e tempo?
- Quais os atos processuais que estão sujeitos a recurso?
- E interpor recurso?
- Quando um recurso é considerado intempestivo?
- Quanto ao agravo de instrumento o recurso será processado fora ou dentro dos autos da causa onde se deu a decisão impugnada serão necessárias cópias das peças que compõem o processo principal?
- Qual o prazo para interpor recurso?
- Qual o prazo de interposição de recursos de agravo de instrumento?
- Qual a legitimidade para interpor recurso hierárquico ou impugnação judicial?
- Como funciona o recurso ordinário?
Como pode ser feita a interposição de recurso?
O recurso será interposto diretamente no tribunal através de petição que contenha a qualificação do agravante e do agravado, a causa de pedir recursal, as razões de reforma ou invalidação do ato impugnado e o correspondente pedido. Também deve-se constas o nome e o endereços dos procuradores das partes. O art.
É possível recorrer de toda e qualquer decisão judicial independente do grau de jurisdição e tempo?
A admissibilidade de um recurso poderá ser apreciada de ofício, a qualquer tempo e grau de jurisdição, independente de manifestação das partes, sendo desnecessária a alegação do vício pelo recorrido em suas contrarrazões recursais.
Quais os atos processuais que estão sujeitos a recurso?
No processo, os atos processuais podem ser praticados pelas partes, serventuários da Justiça, Ministério Público, perito, terceiros e juiz. Entretanto, apenas os pronunciamentos judiciais ficam sujeitos a recurso. E, mesmo assim, não é todo e qualquer ato judicial que é passível de recurso.
E interpor recurso?
INTERPOR: Usado comumente em nosso sistema legislativo ao se referir aos Recursos, todavia, é utilizado mais usualmente quando apreciados no Juízo Ad quem, como na Apelação. Ex: "O Ministério Público interpôs recurso no Tribunal de Justiça contra a decisão que condenou o réu a três anos de detenção".
Quando um recurso é considerado intempestivo?
Significa no tempo certo, oportuno: O recurso foi apresentado tempestivamente (dentro do prazo). Intempestivo é o contrário. Quer dizer fora do prazo: A ação judicial foi considerada intempestiva (ajuizada fora do prazo previsto em lei).
Quanto ao agravo de instrumento o recurso será processado fora ou dentro dos autos da causa onde se deu a decisão impugnada serão necessárias cópias das peças que compõem o processo principal?
Adotada a modalidade de agravo por instrumento, o recurso será processado fora dos autos da causa onde se deu a decisão impugnada. O instrumento será um processo à parte formado com as razões e contrarrazões dos litigantes e com as cópias das peças necessárias à compreensão e julgamento da impugnação.
Qual o prazo para interpor recurso?
Ainda de acordo com o Novo CPC, no parágrafo quinto do artigo 1003, o prazo para interpor o recurso é de 15 dias. Como há diversos tipos de recursos, não existe um padrão único que possa ser usado em diferentes casos. Entretanto, todos os recursos devem estar regulamentados de acordo com o Código de Processo Civil.
Qual o prazo de interposição de recursos de agravo de instrumento?
A interposição de recursos de agravo de instrumento tem prazo de 15 dias, a partir do primeiro dia útil após a publicação da decisão recorrida.
Qual a legitimidade para interpor recurso hierárquico ou impugnação judicial?
Têm legitimidade para interpor recurso hierárquico ou impugnação judicial o apresentante do registo ou a pessoa que por ele tenha sido representada.
Como funciona o recurso ordinário?
O Recurso Ordinário serve para que o STF (Supremo Tribunal Federal) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) possam analisar demandas que abrangem direito subjetivo das partes. Isso significa que este recurso possui uma característica que o diferencia dos recursos extraordinário e especial, que é o poder de fazer análise de fatos e de provas.