Como descobrir o valor de um resistor em paralelo?
Como descobrir o valor de um resistor em paralelo?
Fórmulas da associação de resistores em paralelo
- corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
- resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
- resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
- lei de Ohm: U = R . i.
Quais são os valores do resistor?
Neste caso temos VERMELHO – VERMELHO – MARROM – DOURADO. Figura 3 – Valores do resistor Então lemos da seguinte maneira, a primeira faixa vale dois, a segunda vale dois, desta forma temos 22, a terceira é a faixa multiplicadora que neste caso é vezes 10. Assim multiplicamos 22 x Ω.
Como inspecionar o resistor?
Inspecione o resistor. Sinais de escurecimento ou carbonização podem indicar danificação por excesso de corrente. Se o resistor que você estiver testando apresentar esse problema, ele deverá ser descartado e substituído. Identifique visualmente o valor da resistência do resistor, o qual se encontra impresso sobre o próprio corpo do mesmo.
Como calcular a potência do resistor?
Para calcular a potência dissipada pelo resistor, é mais conveniente utilizar a segunda fórmula, sendo: Então um resistor projetado para a potência máxima 1/8 de watt é o suficiente para esta aplicação, sendo 1/8 watt = 0.125 Watts. Os valores mais comuns são: 1/8 (0.125) W, 1/4 (0.25) W, 1/2 (0.5) W, 1W, 2W, 5W e 25W.
Qual a tolerância de um resistor?
A tolerância indica a faixa de valores que o resistor pode apresentar para que possa ser considerado em bom estado. Por exemplo, um resistor de 1000 ohms, com uma indicação de tolerância de 10 por cento, é considerado em bom estado se não apresentar menos que 900 ohms e mais que 1100 ohms. Prepare um multímetro digital para medir os resistores.