Estou grávida e já tive toxoplasmose?
Índice
- Estou grávida e já tive toxoplasmose?
- O que acontece se a grávida tiver toxoplasmose?
- Quantos exames de toxoplasmose se faz na gravidez?
- Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
- Como levar a toxoplasmose na gestação?
- Qual a taxa de contaminação da toxoplasmose na gravidez?
- Quais são os efeitos da toxoplasmose no útero?
Estou grávida e já tive toxoplasmose?
Ouça em voz altaPausarO tempo de parasitemia da toxoplasmose é curto. Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1).
O que acontece se a grávida tiver toxoplasmose?
Ouça em voz altaPausarA toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o bebê, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões.
Quantos exames de toxoplasmose se faz na gravidez?
Ouça em voz altaPausarExames de sangue: no segundo semestre repete-se algumas sorologias realizadas no início da gestação (hemograma completo, sorologia para HIV, reação para toxoplasmose e para rubéola, hepatite B e C e citomegalovírus). Urina e Fezes: também é necessário repetir os exames de urina e fezes.
Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
Caso se detecte uma infeção passada (toxoplasmose antes da gravidez) a mulher está imune á toxoplasmose (serologia da toxoplasmose - IgG positivo e IgM negativo). Se nunca teve contacto com o toxoplasma (serologia da toxoplasmose - IgG negativo e IgM negativo) a grávida não está imune à toxoplasmose.
Como levar a toxoplasmose na gestação?
A toxoplasmose na gestação pode levar a aborto espontâneo, morte fetal, parto pré-termo e infeção no feto e recém nascido ( toxoplasmose ocular (olhos) e cegueira, neurotoxoplasmose com atraso mental, convulsões, surdez). Em geral, cerca de 7% dos fetos de mães infetadas são atingidos.
Qual a taxa de contaminação da toxoplasmose na gravidez?
Quando as grávidas tomam os devidos cuidados, a taxa de contaminação é baixa. Atualmente, menos de 8 em cada 1000 (isto é, 0,8%) gestantes com sorologia negativa para toxoplasmose acabam por se infectar durante a gravidez Assim como em qualquer outro paciente com sistema imunológico intacto, a toxoplasmose na gravidez não costuma provocar sintomas.
Quais são os efeitos da toxoplasmose no útero?
Para um bebê no útero, no entanto, os efeitos da toxoplasmose podem ser bem mais graves. Eles variam de acordo com o período da gravidez em que a infecção começou. Quanto mais cedo o bebê for infectado, piores os danos da toxoplasmose congênita.