Quais são os sintomas da falta de iodo no organismo?

Índice

Quais são os sintomas da falta de iodo no organismo?

Quais são os sintomas da falta de iodo no organismo?

Sintomas de deficiência de iodo Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.

Como saber se preciso de iodo?

A avaliação da falta de iodo é feita pela quantificação da eliminação de iodo pela urina (iodúria). Determina-se que uma pessoa tenha um consumo suficiente de iodo quando ela tem uma concentração urinária de: 1 mcg/L para crianças e adultos (não grávidos); 1 mcg/L para mulheres grávidas.

Qual a glândula que sofre influência dos níveis de iodo?

O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.

Como testar seus níveis de iodo?

Para quem pretende fazer um controle dos níveis de iodo no organismo, é fácil realizar um simples teste e ver se seu organismo tem iodo suficiente para garantir a produção de hormônios tireoidianos. Mesmo aqueles que têm o diagnóstico de Hipotireoidismo e fazem uso de suplemento oral de hormônios tireoidianos, podem testar seus níveis de iodo.

Como fazer a correção do iodo no organismo?

Outra opção de uso e correção do iodo no organismo é tomar diariamente 2 gotas de Lugol misturada em um pouco de água. Esta outra opção não considero tão interessante porque a pessoa não tem como saber se está realmente com deficiência, se está exagerando na dosagem, se está saturando o organismo de iodo etc.

Como iniciar a suplementação de iodo?

Se o paciente possui deficiência de iodo, deve iniciar a suplementação de iodo e selênio juntos. Na maioria dos casos, os doentes demonstram uma melhoria significativa. Uma minoria não tolera suplemento de iodo, mesmo com a ingestão de selênio adequado.

Por que o iodo no sal é perigoso?

Mas o uso do iodo no sal é algo muito perigoso porque trata todas as pessoas da mesma forma, com ou sem deficiência, com alto ou baixo consumo de sal. Ademais, trata-se de uma reposição via oral, forma que inviabiliza a percepção de continuidade ou não do tratamento...

Postagens relacionadas: